O Que você Deveria Perguntar ao CONTRATAR Alguém de Marketing Digital?

O Que Você Deveria Perguntar ao Contratar Alguém de Marketing Digital?

Contratar alguém para trabalhar na sua agência digital é algo bem importante, e por isso você precisa saber exatamente como ter certeza de que ele/ela é o candidato certo para a vaga!

Para te ajudar, hoje eu vou falar sobre algumas perguntas que você precisa fazer, e que eu aprendi que dão muito certo nesses meus oito anos de experiência com contratações. Confira!

Depois de olhar o currículo e fazer algumas perguntas mais básicas, como aquelas sobre a experiência anterior do candidato, se ele gostou, eu sigo para uma pequena lista de questionamentos que eu acho necessários:

1. Das suas experiências passadas, qual você tem mais orgulho?

Nessa parte aqui, a ideia é realmente pedir para a pessoa detalhar, e explorar com ela para você entender o que ela gosta de fazer e, principalmente, para o que ele/ela dá valor e acredita que de fato faz diferença em sua vida profissional.

Isso é muito importante para compreender onde o candidato encontra o seu prazer no dia a dia.

2. Das suas experiências passadas, quais foram suas maiores dificuldades?

Aqui, você deve seguir por duas linhas: questionar sobre aquelas tarefas ou momentos que exigiram demais do candidato e ele não conseguiu corresponder, e aquelas que, apesar de exigirem, geraram desafios construtivos.

Assim você saberá os limites da pessoa e também em que áreas ela pode se sobressair ao se sentir desafiada, e então vai descobrir se deve contratá-la para sua equipe.

3. Qual a grande descoberta que você fez nos últimos seis meses de trabalho?

Pergunte para o candidato, se ele tivesse que eleger somente uma descoberta recente, qual seria a mais fenomenal.

4. Peça para que o candidato explique alguns termos técnicos

É bem provável que durante a entrevista o candidato use alguns termos específicos da área. Cada vez que isso acontecer, você pode pedir para ele explicar o que significa esse termo técnico, onde ouviu e como ele explicaria para um leigo.

Aqui fica ainda melhor se você tiver alguém do RH com você, pois nem sempre essa pessoa entenderá totalmente alguns dos termos, e isso pode servir como uma “simulação” de alguém mais leigo compreendendo a explicação.

Isso vai fazer você entender a linha de pensamento do candidato, e ainda vai descobrir se ele de fato sabe o que significam os termos técnicos que está utilizando.

5. Se você fosse eu, o que você faria diferente de mim com base no que você pesquisou sobre a empresa?

Nessa hora, fale para ele que você está fazendo tal, tal e tal ação, e entenda, da parte dele, o que ele faria diferente, que não está no seu radar.

Aí você vai conseguir ver a capacidade da pessoa de agregar valor ao seu negócio. Isso permite que a pessoa expanda o conhecimento dela, ou seja, se ela falar que faria o mesmo, talvez não seja exatamente o que você procura. Afinal, você quer alguém que não faça somente a roda continuar girando, mas que aumente o tamanho dela.

6. Quando você me daria o seu melhor desempenho, e o pior?

Veja, do candidato, o que ele entende como a melhor possibilidade de entrega dele e como a pior. De repente ele gosta de trabalhar sob pressão, quer desafios para poder mostrar mais, se dá bem com deadlines mais apertados, traz para si as responsabilidades… e esses são só alguns exemplos.

Entenda o que ele gosta e avalie se esse cenário funciona para trabalhar com você!

Vale lembrar que essas perguntas funcionam para qualquer espécie de mercado. Eu apliquei ao marketing digital, mas não tem limites.

Gostou das dicas? Veja mais aqui no blog do Agência10x!

➡️  Precisa da ajuda de algum profissional de recrutamento e seleção? Recomendo que conheça a Empregga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE