Como Contratar uma Equipe de Marketing Digital

Como Contratar uma Equipe de Marketing Digital

Você sabe como encontrar os profissionais certos e contratar uma equipe de marketing digital vencedora?

Neste post eu vou te dar dicas para fazer isso e te contar como a  seleção é feita por aqui. Aproveite para colocar em prática o que fizer sentido para a sua realidade!

Como contratar uma equipe de marketing digital?

Em um evento do Conrado Adolpho, sobre agência de lançamentos, eu vi uma palestra da equipe de RH da Webliv falando sobre contratações de profissionais. Esse fato somado à experiência que tive no curso do EAG, me levou a implementar um trabalho de RH muito forte na Mestre.

Por isso, hoje quero compartilhar com você o processo de contratar uma equipe e explicar como fazemos aqui na agência.

Tenha uma job description detalhada

A primeira coisa sobre a qual é necessário pensar é a job description. É essencial falar exatamente o que a pessoa vai fazer quando entrar na agência.

Forneça detalhes e especifique o que você espera. Não dá para pedir tudo, um profissional que tenha todas as habilidades é como um gnomo ou um unicórnio, muito raro. A grande maioria não vai saber fazer bem todas as atividades.

Pense na equipe como um todo

Pense que a grande essência de montar uma equipe de marketing digital é saber estruturar um conjunto de pessoas com características diferentes, mas que somadas, formem uma grande potência. Aqui na agência, por exemplo, temos várias equipes: Inbound Marketing, conteúdo, design, desenvolvimento, PPC (Google Adwords e Facebook Ads) e SEO.

Pesquise o salário que está sendo pago no mercado

Tenha em mente também qual é sua expectativa. Se você procura um júnior, pleno ou sênior e quanto vai pagar. Na Mestre nós tínhamos um padrão de folha salarial, que acabou sendo mudado após a realização de uma pesquisa de mercado.

A minha dica é pesquisar vagas em sites diferentes, avaliar como é a oferta e delimitar uma margem mínima e uma máxima.

Tenha os olhos no desenvolvimento de uma carreira

Além da job description, é importantíssimo também pensar na carreira. Como essa pessoa vai evoluir dentro da agência? Quais os próximos estágios para ela? Pense nos salários e responsabilidades por nível e defina uma trilha para conseguir acomodar as pessoas ao longo do tempo.

Isso pode ser um baita trabalho, mas é essencial fazer, até para dar clareza para as pessoas saberem se estão cumprindo com o que você pediu.

Escolha os lugares onde vai recrutar

Com tudo isso definido, pense em quais locais vai divulgar a vaga. Eu prefiro sempre divulgar as oportunidades para as pessoas que nos seguem nas redes sociais, estão cadastradas em nossa lista de e-mails e acompanham o trabalho da agência.

Isso porque um dos nossos valores é ser um Mestre Lover, ou seja, é indispensável que a pessoa goste de trabalhar na Mestre, que admire a marca. No nosso caso, se o profissional não conhece a marca, as chances de trabalhar aqui diminuem bastante.

Depois, a divulgação vai para canais de recrutamento, como o Trampos. Com o processo seletivo iniciado, os candidatos são cadastrados em uma ferramenta chamada Recruiter Box, onde há uma espécie de funil que mostra a evolução das pessoas nos níveis definidos, como avaliação de currículo, entrevista, etc.

Existem também serviços de headhunter, como a Empregga, que já que avaliam o perfil dos melhores profissionais do mercado de trabalho para ocupar vagas estratégicas da empresa.

Este tipo de consultoria oferece desde a pré-seleção de candidatos à realização das entrevistas necessárias, incluindo a aplicação do teste DISC de acordo com o perfil que você deseja. Após o fim do processo, costumam ser indicados ao menos dois nomes compatíveis com suas exigências.

Isso significa economia de tempo relacionado à triagem, à seleção e à marcação de entrevistas. Além disso, algumas empresas oferecem uma garantia a mais: caso o candidato não permaneça por um período determinado, a empresa de headhunter repõe aquela vaga para sua agência digital.

➡️  Precisa da ajuda de algum profissional de recrutamento e seleção? Recomendo que conheça a Empregga.

Saiba o que avaliar na entrevista

Para encontrar o profissional ideal para a sua equipe de marketing digital, você precisa saber exatamente o que vai avaliar na entrevista.

Na Mestre, buscamos ver se o candidato tem os mesmos valores que nós, como foco em resultado, melhoria contínua, cliente em primeiro lugar e criatividade.

Esses pontos são explorados durante a entrevista para confirmar se o perfil do profissional encaixa com o que a agência busca ser no dia a dia. Esse alinhamento é fundamental!

Por fim, caso a vaga exija conhecimentos técnicos, aplique também um teste operacional de acordo com a área. Para avaliar tudo isso, aqui na Mestre participam das entrevistas um profissional do RH e uma pessoa da área em que vamos contratar.

Espero que tenha gostado das dicas! Caso fique com alguma dúvida, deixe nos comentários. Para mais conteúdos que te ajudem na gestão de sua agência digital, confira os demais posts aqui no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários em “Como Contratar uma Equipe de Marketing Digital

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE