Como Fazer O Acompanhamento de Resultados Com o Seu Time

Como Fazer O Acompanhamento de Resultados Com o Seu Time

Muitos donos de agências digitais ainda estão bastante focados no operacional no dia a dia do negócio. Com isso, a falta de tempo para fazer um acompanhamento de resultados bem detalhado também é recorrente. Então, nesse caso, como você analisa se a sua empresa está entregando sucesso para os seus clientes? 

Essa é uma questão que todo dono de negócio não deve abandonar ou deixar de lado porque, caso estejam acontecendo alguns problemas, você nem sequer saberá o que se passa para entender o que fazer e como resolvê-los. 

Sendo assim, é imprescindível acompanhar os resultados em todas as áreas da sua agência! Mas como você faz isso se está ocupado com as tarefas diárias? E a resposta é simples: saindo 100% do operacional.

Mesmo que algumas pessoas não encarem essa realidade, um bom negócio precisa de um gestor que esteja o tempo inteiro disponível para resolver questões da administração, e não da parte operacional. 

Veja mais a fundo quais são os principais sintomas de quem não consegue sair do operacional e como fazer o acompanhamento de resultados na sua agência! 

É esse tipo de situação que acontece com você quando não consegue sair do operacional da agência digital

Se você está com algum desses sintomas — ou todos eles —, é bom começar a analisar quais ações você está fazendo para garantir o crescimento do seu negócio. 

Você não vê como sair do operacional

Primeiramente, como já dito, o ideal é que você nem esteja realizando o trabalho operacional da sua agência. Esse é um dos principais fatores que fazem com que os donos foquem menos na gestão e continuem estagnado, sem ver como fazer o negócio crescer de verdade. 

Pense como se a empresa fosse um avião, se o piloto não estiver governando, o piloto automático não dará conta de resolver todos os problemas. Ou seja, se você estiver focado mais no operacional do que na gestão, você não terá tempo ou conhecimento para cuidar de questões realmente importantes quando elas surgirem. 

Toda empresa precisa de alguém que esteja comandando e levando todos ao caminho certo. Sendo assim, o primeiro passo é sair do operacional! 

Seus clientes não te largam!

Se você tem aqueles clientes que têm necessidade de te chamar para qualquer coisa, que precisam de você o tempo todo e não sentem confiança nas outras pessoas da equipe, você precisa se desfazer deles ou reeducá-los!  

Ao permitir isso, você nunca conseguirá sair totalmente do operacional, pois sempre terá um ou outro querendo resolver tudo diretamente com você. 

Você acha que ninguém faz da maneira que você faz 

Por maior que seja o seu dom em assuntos de marketing digital, se você ainda tem a opinião de que o seu time não faz os trabalhos operacionais tão bem quanto você faz, isso é, possivelmente, um sinal de que você não sabe recrutar funcionários. 

Se você souber fazer um processo seletivo efetivo, terá pessoas alinhadas com o que você deseja, além de terem maior conhecimento nas tarefas do dia a dia. Por isso, se acha que não consegue sair do operacional por não ter ninguém que faça melhor, o problema está na maneira com que você procura funcionários!

Você acha que se não ficar de olho em tudo, nada sai da forma que gostaria

Se você busca faturar e lucrar mais com a sua agência digital, precisa mudar seus pensamentos a respeito deste ponto, pois ele com certeza o impedirá de crescer. Sendo assim, a alternativa para o problema é garantir que seu time meça resultados que você possa acompanhar!

Como fazer o acompanhamento de resultados na sua agência digital?

Em toda empresa moderna, as pessoas devem ser responsáveis pelos seus resultados. Isso é muito mais do que trabalhar apenas pensando em cada um fazer a sua parte e “a empresa que se vire com o resto”. 

Você precisa ter em mente e implantar a filosofia de que se a sua empresa está tendo sucesso, todos os colaboradores que estão entregando resultados também terão sucesso e espaço de crescimento. Com isso, os funcionários irão buscar ser muito mais do que a média. 

Além disso, os seus clientes não estão interessados na quantidade de trabalho que a sua agência fez para eles em determinado mês, mas sim no resultado que esses trabalhos trouxeram. Dito isso, você precisará cobrar esses resultados das pessoas que estão no seu time. 

Mas você deve estar se perguntando: como fazer o acompanhamento de resultados se você estará fora do operacional? E a resposta é: reuniões. 

Como fazer reuniões de acompanhamento

Veja detalhadamente cinco dicas importantes para que as reuniões de acompanhamento sejam eficazes e não uma perda de tempo: 

1. Devem ser semanalmente

Na Agência Mestre, desde 2015, todas as segundas-feiras, existem reuniões para cobrar os resultados de cada área. Mas você pode fazê-las dependendo do dia que melhor funcionar para o seu time. É preciso testar e ver suas preferências. 

2. Devem estar separadas por áreas 

Cada área da sua agência digital precisa ser vista por você separadamente. De nada adiantará trazer toda a empresa para misturar processos, caso contrário, irá virar uma bagunça. 

3. Defina um tempo médio

O tempo também irá depender muito de acordo com a área e a quantidade de funcionários que a sua empresa tem. Em alguns casos pode ser uma hora, em outros, 30 minutos, então teste e veja o que funciona melhor. 

Uma dica legal é: caso o tempo comece a ficar escasso, escolha apenas alguns projetos com demandas mais urgentes para tratar durante aquela reunião. 

4. Foque em performance 

Aqui está o diferencial da reunião para determinar se ela será produtiva ou perda de tempo. As pessoas não devem comentar o que está sendo feito, mas sim quais são os resultados que as ações estão trazendo. 

São resultados positivos? Compartilhem o que está dando certo.

São resultados negativos? Tragam ações para implementar e mudar o cenário. 

Essa reunião é sobre dados e desempenho, não sobre o que está sendo feito no micro!

5. Quem organiza é o time

Outro detalhe é que esses dados e resultados devem ser organizados pelo time. O dono do negócio apenas precisa analisar, pois isso fará com que você economize muito tempo. Além disso, as pessoas devem chegar preparadas para apresentar, sem enrolações ou devaneios. 

Por fim, você precisa entender que o sucesso é sobre os resultados medidos e não sobre o que está sendo feito, pois de nada adianta produzir mais de dez conteúdos se nenhum deles está trazendo sucesso para o seu cliente!

Se você gostou das dicas e quer saber mais sobre esse e outros assuntos de marketing digital, confira também o canal do Youtube do Fabio Ricotta. Lá você fica por dentro de tudo o que acontece nesse universo!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE