Como Fazer Prospecção de Clientes para a Sua Agência?

Como Fazer Prospecção de Clientes para a Sua Agência?

Não dá para negar que quanto maior o número de clientes, mais satisfeita está uma agência! No entanto, essa aquisição é uma das maiores dores do mercado de marketing digital, principalmente para iniciantes.

Se você quer conhecer um método que não depende de histórico, experiência prévia no mercado ou marca relevante, continue lendo este artigo e conheça o modelo 10x de prospecção de clientes! Você vai saber mais sobre seus fundamentos e ter acesso a um roteiro de prospecção!

 

Quais são os fundamentos da prospecção de clientes?

Esses fundamentos são aplicáveis para agências de todos os tamanhos: daquelas que estão começando àquelas que já estão em uma fase mais avançada. Confira:

 

O que você oferece para o mercado?

Você precisa ter clareza sobre o universo da sua agência. Aqui na Mestre nós oferecemos serviços de SEO e Inbound Marketing, ou seja, apesar de fazermos Lançamentos, esse não é nosso objetivo principal.

Sua agência pode oferecer design, criação de sites, tráfego pago ou gestão de redes sociais, mas é importante colocar isso no papel para aumentar seu autoconhecimento e começar a prospectar clientes.

 

Qual dor é resolvida pelo seu serviço?

Vamos supor que você venda chaves para parafusos e, nesse caso, não podemos parafusar com a mão, precisamos utilizar uma ferramenta. Então, seu serviço resolve a dor de fixação de parafuso.

Se você trabalha com Inbound Marketing, sua jogada é criar um funil previsível de vendas por cliente. Já com SEO, você precisa criar um canal de aquisição de vendas para que seus clientes não dependam de anúncios.

Pense sobre como seu serviço soluciona os problemas enfrentados pelos seus possíveis clientes!

 

Qual é o cliente ideal para estes serviços?

Quem é o seu cliente ideal? Aqui na Mestre, nossos clientes perfeitos são empresas que faturam acima de 300 mil reais, que tenham uma pessoa dedicada ao Marketing e que tenham pelo menos cinco anos de fundação. Além disso, também esperamos que as empresas não dependam de um canal digital para sobreviver.

Você precisa definir quais são seus clientes de interesse e colocar tudo no papel! Isso nos leva ao próximo passo:

 

Descobrir características tecnológicas desses possíveis clientes

Como você pode mapear essas empresas? Você pode observar as plataformas de e-commerce, pode procurar negócios que invistam em tráfego pago ou que usem o RD Station.

Por exemplo, caso você queira fazer criação de site, pode procurar websites que utilizem plataformas mais antigas, que possam ser trocadas por outras mais modernas.

 

Identificação desses possíveis clientes utilizando ferramentas

A tecnologia nos ajuda a identificar clientes que possuam as características tecnológicas que selecionamos anteriormente. 

Seguindo o exemplo de criação de sites, algumas ferramentas, como a “Builtwith” nos ajudam nessa pesquisa, permitindo a análise de informações que facilitam essa identificação.

 

Criar um pitch para conexão (customizado) com as pessoas dessas empresas

Você pode verificar dores e problemas que seu possível cliente esteja enfrentando e entrar em contato por um cold e-mail ou por uma cold call personalizados.

Para isso, identifique-se e exponha o problema e as vulnerabilidades que você encontrou na sua pesquisa, sugerindo soluções e se colocando à disposição para uma conversa sobre o assunto.

 

Confira nosso roteiro de prospecção:

O roteiro de prospecção a ser seguido é dividido em dois formatos de semana:

 

Semana 1:

Na Semana 1, você vai realizar o levantamento de pelo menos 50 websites com a característica tecnológica do seu interesse. Para cada domínio encontrado, você deve procurar o contato de pessoas naquela empresa, totalizando, ao menos, 10 contatos. 

Algumas ferramentas que eu utilizo são o Whois Registro.br, Hunter.io, Econodata e o próprio LinkedIn. A partir disso, é preciso elaborar um pitch de conexão com cada empresa e agendar uma reunião com cada um dos seus contatos.

 

Semana 2, 3, 4 +:

As semanas seguintes são voltadas para fazer um follow-up com quem respondeu seu contato na semana anterior e realizar as reuniões marcadas.

Para manter o ritmo, você precisa fazer mais 10 novos contatos com aquelas pessoas ou empresas que levantou na semana anterior. Lembra que você observou 50 websites?

Além disso, pode retomar o contato com aqueles que ainda não te responderam, seja por e-mail ou por ligação.

Se você fez um bom pitch, eu garanto que pelo menos dois contatos vão te responder! E, para facilitar que você siga esse roteiro, elaboramos uma planilha de prospecção para que você organize os processos comerciais da sua agência digital!

 

 

Agora que você já sabe como fazer a prospecção de clientes para a sua agência, confira as dicas imperdíveis disponíveis no meu canal no Youtube e fique por dentro da realidade das agências digitais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE