Retenção de Clientes vs Aquisição de Clientes

Retenção de Clientes vs Aquisição de Clientes

Quero propor uma reflexão para começar: o que você está fazendo para reter e atrair mais clientes? Entenda que a retenção de clientes, assim como a aquisição, são duas frentes que devem estar sempre em um bom ritmo dentro do seu negócio.

Retensão de clientes x Aquisição

Obter novos prospects é sempre positivo, contudo, manter os atuais dentro da casa é o verdadeiro responsável pelo crescimento do seu negócio!

Crescimento sustentável

Conhecendo os meus clientes, seus mercados e até mesmo fazendo uma análise interna na agência, conclui que o crescimento sustentável de uma companhia acontece quando ela se compromete a buscar sempre novos clientes. Mas vai além disso, também é preciso retê-los ao longo do tempo, pois somente assim o crescimento é possível.

Entenda que, fazer a retenção de clientes é muito mais barato e requer menos esforços do que conquistar novos. Alguns especialistas chegam a afirmar que buscar novos clientes custa até sete vezes mais do que conquistar quem já comprou de você.

Além da economia gerada, caso você esteja perdendo clientes constantemente, seu negócio nunca irá crescer de forma plena, pois esse ciclo torna-se vicioso e quem entra está suprindo a falta de outro cliente. Ficou claro?

No mercado de marketing digital, é “muito simples” trabalhar com a aquisição, basta operar comercialmente na prospecção, efetuar anúncios, participar de eventos, entre outras ações. Mas, como fica a retenção de clientes?

Bom, o primeiro passo para fortalecer sua retenção é oferecer um serviço de qualidade. Caso você ofereça um serviço on-line, procure sempre notificar seus clientes com relação a novas atualizações. Uma forma eficiente de atualizá-los, é por meio de disparos de e-mail marketing. Mas, existem outras formas que ainda vou te falar.

Remarketing e outras formas de retenção

Você por exemplo, pode notificar os clientes sobre áreas que eles ainda não exploram em seu produto ou serviço.

A Nike vende artigos esportivos, correto? Ela também possui um aplicativo que auxilia nos exercícios. Logo, esse APP é uma excelente forma de interação com a marca, engajamento e possível retenção. Sendo que a Nike pode notificar, sempre que quiser, a importância do seu aplicativo para quem ainda não usa.

Você pode utilizar o remarketing do Facebook ou do AdWords para impactar seus clientes com novidades de produtos ou serviços que você tem a oferecer. Explore esses recursos e mantenha o cliente engajado com o seu negócio.

Trabalho de Aquisição e Upsell

Entenda que a aquisição é muito particular para cada tipo de negócio e público-alvo. Nela, você pode explorar canais de aquisição que mais se adaptam à sua estratégia, seja Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Youtube, Blog, buscadores, anúncios na TV, links patrocinados, não importa… O segredo é entender onde o seu público está e atingi-lo sempre que possível.

Porém, lembre-se sempre da retenção! Uma forma de aumentar o seu faturamento retendo clientes, é com o upsell. Ou seja, quando o seu atual cliente eleva uma categoria dentro da sua empresa — seja comprando outro carro da mesma marca de um valor superior, assinando um serviço premium, comprando produtos mais caros, adquirindo novos serviços, entre outras ações.

Retenção e aquisição caminham lado a lado e, juntas, são o caminho mais seguro para o crescimento sustentável do seu negócio. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue navegando pelo blog da Agência 10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE