Equipe Enxuta para sua Agência Digital Lucrar Mais

Estruturando seu Time Operacional: Equipe Enxuta para Lucrar Mais

Você já deve ter passado (ou pode estar passando), por uma das dúvidas mais comuns nos donos de agências – que acaba sendo comum também em empresas de outros setores – que é o famoso: “será que eu devo internalizar ou terceirizar a minha operação?”

Eu passei por isso e, hoje junto com meus sócios, nós ainda passamos vez ou outra quando estamos em processo de definição de OKRs, por exemplo.

Essa dúvida é recorrente, mas existem MOMENTOS em que a internalização faz mais sentido para a sua agência e momentos em que a terceirização é a melhor forma de montar uma equipe enxuta que gere mais lucro. Acompanhe neste artigo:

Por que uma equipe enxuta te ajuda a lucrar mais?

Existe algo comum dentro das empresas que prestam serviços que nós chamamos internamente de efeito sanfona. Basicamente, é o que acontece quando tentamos escalar a operação do nosso negócio, mas não conseguimos manter esse “padrão” por muito tempo.

Geralmente, uma operação que começa com 10 pessoas, eventualmente chega a 15, depois 20, 25 e assim por diante. Esse é o padrão esperado de crescimento. Mas, na prática, nós começamos com 10, daí tem a escala para 15, e volta para 10, depois cresce para 20, volta para 15 e assim por diante.

Isso acontece porque, com o tempo, você começa a identificar quais são as áreas estratégicas para a sua operação. E quando falamos de agências, as equipes enxutas são aquelas que te ajudam a aumentar o lucro, porque:

  • você seleciona os cargos mais importantes e estratégicos para a evolução do seu negócio e terceiriza as áreas menos estratégicas;
  • e tem uma gestão mais simplista.

Em 2023, nós realizamos algumas mudanças significativas na Agência Mestre, principalmente porque reconhecemos algumas áreas menos estratégicas que poderiam ser terceirizadas. Olha só como fizemos isso lendo o artigo: “Veja Quais Foram os Erros e Acertos da Agência Mestre em 2023”

Entenda que sua Agência faz parte da Economia da Arbitragem

E a terceirização das áreas menos estratégicas do negócio é exatamente o que enquadra as agências digitais no formato de negócio conhecido como “economia da arbitragem”.

Quando falamos sobre equipes em agências, estamos falando de dois momentos essenciais:

  • Fase inicial: na qual você terá menos colaboradores (às vezes, nenhum) internos, e deve terceirizar toda a operação que você não consegue suprir;
  • Fase de escala: quando sua operação começa a crescer e você pode terceirizar áreas pouco estratégicas, como comentamos anteriormente.

Essencialmente, uma agência é uma prestadora de serviços que oferece soluções para outras empresas que não querem terceirizar determinada parte da sua operação – no caso, agências de marketing digital atendem empresas que não querem arcar com a gestão de um time interno de marketing digital.

E a economia da arbitragem parte de um princípio simples, no qual existe um intermediador que conecta uma pessoa que precisa de uma solução, com alguém que pode oferecer essa solução.

Por exemplo, a Uber não oferece um serviço de locomoção; ela oferece uma plataforma digital onde pessoas que precisam de uma solução de mobilidade encontram motoristas disponíveis no seu entorno. Ou seja, tanto o motorista – que precisa encontrar passageiros – quanto as pessoas que precisam se locomover, utilizam esse intermediário para sanar suas necessidades.

O ponto aqui é entender que, independentemente da fase em que seu negócio está, a sua agência digital oferece um serviço como esse. Ao terceirizar toda ou parte da sua operação, você está conectando empresas que precisam de um serviço, com terceiros que oferecem essa solução – mas você é o mediador.

Equipe Interna ou Terceirizado: qual a diferença financeira?

Por isso, existe uma grande diferença financeira quando sua agência começa a estruturar uma equipe interna.

Imagine que você precisa contratar um profissional para atender uma nova demanda da sua agência. O caminho “comum” no Brasil é o formato CLT, no qual a pessoa recebe um valor frente ao trabalho prestado num período determinado de dias (geralmente 22 dias trabalhados).

Mas existe uma série de impostos e recolhimentos, tanto para o colaborador quanto para a empresa, que elevam o valor investido pela empresa para a manutenção daquele colaborador e, ao mesmo tempo, diminuem o resultado recebido para o contratado.

Então, se você tem R$ 3.000 para contratar um novo colaborador, você não vai conseguir oferecer um salário desse mesmo valor, porque serão inseridos muitos outros recolhimentos em cima dele, e o seu colaborador também não vai receber esse valor, por conta dos recolhimentos dele também.

Isso não significa que este formato seja ruim – afinal, é o formato que utilizamos aqui na Agência Mestre – mas, dependendo do momento da sua agência, a contratação de uma equipe interna pode impactar diretamente na lucratividade do seu negócio. 

Por isso, é totalmente plausível que você opte por terceirizar seu time num primeiro momento.

Equipe Terceirizada: Como Contratar?

No entanto, um dos maiores desafios da contratação de terceiros é realmente encontrar bons parceiros de negócio. Existem vários caminhos para contratação de terceirizados, mas você deve se atentar a alguns pontos para não acabar “levando a pior”:

  • só contrate um terceiro se você realmente tiver trabalho para ele! Pode parecer óbvio, mas é muito comum você achar que tem um volume de trabalho que não condiz com a realidade e acabar pagando um funcionário sem que ele tenha demandas o suficiente;
  • sempre que for contratar um terceiro, tenha um contrato. Isso vai te ajudar – e ele também – para que todos os deveres sejam cumpridos e que todos os direitos sejam respeitados;
  • este contrato deve ser de tempo determinado, com possibilidade de ser renovado, caso ambos queiram continuar com a parceria;
  • você não pode cobrar aquele terceiro como se fosse seu funcionário.

Tenha consciência de que não existe relação de hierarquia entre você e o terceiro. Um terceiro é como uma empresa, você não controla quem fará o serviço ou como será feito, o único controle que você tem é de entregas e resultados.

Outra dúvida comum é “como encontrar terceiros/freelancers?”. Nesse caso, existem diversos locais onde você pode encontrar esses prestadores de serviço, como grupos de WhatsApp/Telegram, plataformas online e recomendações.

Mas o principal fator que você deve observar ANTES DE CONTRATAR um terceiro são as referências; não contrate alguém que você não conheça o trabalho.

Equipe Interna: Como Contratar?

Se você já estiver na fase de escala e quer começar a internalizar sua equipe, foque na contratação de pessoas estratégicas – ou seja – cargos-chave para a sua agência, começando por:

  • Vendedores;
  • Atendimento;
  • Gestão de Projetos;
  • Operacional.

Sazón do Ricotta: NUNCA contrate um terceiro para ser seu vendedor! O ponto de escala da sua agência são as vendas e o “vendedor freelancer” veste múltiplas camisas de várias empresas todos os dias, então ele NÃO VAI ESTAR COMPROMETIDO com o seu negócio.

E, para realizar uma contratação certeira, utilize estratégias como:

  • divulgação de vagas no LinkedIn;
  • plataformas de vagas; ou
  • headhunters/consultorias.

Independentemente da opção escolhida, não deixe de fazer um bom Onboarding

Por fim, foque sempre em realizar um bom processo de onboarding com a sua equipe, independentemente se for terceirizada ou interna.

Muitas vezes, o seu operacional pode parecer desalinhado com a sua agência, ou pode não estar entregando resultados alinhados às suas expectativas, por falta de conhecimento dos processos da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para complementá-lo assistindo também ao vídeo que saiu lá no meu canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE

Nosso evento presencial para donos de agências está chegando!

Garanta seu lugar e aprenda a vender mais e fazer sua operação funcionar sem depender de você.

Quer saber mais? Fale o time!