5 Passos Para Estruturar Sua Equipe de Marketing Digital

5 Passos Para Estruturar Sua Equipe de Marketing Digital

Uma pesquisa recente da Resultados Digitais em parceria com a Rock Content, chamada Panorama das Agências Digitais 2018, mostrou que 32% das agências tradicionais consideram um desafio estruturar uma equipe de Marketing Digital.

Uma das maiores dores das agências tradicionais é querer oferecer Marketing Digital, mas não saber como estruturar uma equipe para atender a essas demandas. Diante disso, resolvi compartilhar com você a minha experiência.

Tenho uma bagagem há uns anos como dono de agência, formando diversas equipes diferentes. O time mais recente da Mestre é o de Inbound Marketing, que há quatro anos não existia aqui e, hoje, todos da agência possuem uma conexão muito forte com essa equipe.

Como estive à frente dessa estruturação, separei um passo a passo para que você também consiga aplicar aí dentro da sua agência.

Passo a passo para estruturar uma equipe de Marketing Digital

Para que você consiga criar uma equipe de Marketing Digital na sua agência, separei

cinco passos que considero imprescindíveis. Assim você conseguirá estruturar melhor e ter uma ideia mais clara de como pode ser seu time de atendimento de Marketing Digital. Vamos lá?

1. Defina qual serviço você quer prestar para a sociedade

Inbound Marketing, compra de mídia, marketing de conteúdo, SEO? É preciso, primeiro, definir quais são os serviços que você quer prestar. Caso não saiba, acesse o site de outras agências de Marketing Digital e faça um benchmarking do que gostaria de oferecer.

Dica de mestre: leve em consideração o que você mais produz de ativo hoje na sua agência sem ser Marketing Digital. Por exemplo, se você é uma assessoria de imprensa produz muito conteúdo, certo? Então, às vezes é melhor ir para produção de marketing de conteúdo e gestão de mídias sociais, do que para SEO que tem um quesito mais técnico. Pegue o viés que sua agência já tem de bacana e siga por este caminho.

2. Faça o recrutamento correto

Geralmente eu divido o recrutamento de duas maneiras:

Interno

Primeiro, olhe para as pessoas da sua agência e analise quais têm a melhor aptidão para trabalhar nas posições que você vai criar e pergunte a ela, um a um, se ela já teve contato com a área e se tem interesse de acordo com o job description. Um dos maiores erros é não expor para a pessoa recrutada quais os novos desafios e oportunidades nesse novo espaço.

Com isso, você encontra a pessoa certa para o trabalho correto. Às vezes ela está em uma posição que não te permite extrair ao máximo o trabalho dela. Com essa oportunidade, ela ficará mais feliz e fornecerá muito mais para sua empresa. Agora, caso não haja interesse da parte dela, você pode abrir a vaga para o recrutamento externo.

Externo

Após várias tentativas aqui na Mestre, percebemos que o melhor lugar para recrutar pessoas na área de Marketing Digital é no trampos.co. Lá encontramos pessoas que já têm experiência no digital, trabalharam em agências e têm um raciocínio mais voltado ao Marketing Digital.

Mas, para que seja um recrutamento correto, é importante ter o job description. Caso tenha dúvidas, o benchmarking também funciona aqui. Entre no trampos, veja as vagas que estão postadas lá relacionadas a posição que você criou e compare. Depois, veja quais dos requisitos você gostaria de ter na sua empresa.

Depois disso, cabe a você criar toda a trilha salarial e de evolução dessa pessoa dentro da sua empresa.

3. Tenha responsabilidades e atribuições claras

O que você espera das pessoas que vão executar aquele serviço na sua equipe de Marketing Digital? Com responsabilidades e atribuições bem definidas, eles saberão o que a empresa espera deles e vice-versa. Dessa forma, há mais harmonia e clareza na execução do trabalho.

4 .Crie metas e KPIs

Como você vai acompanhar o trabalho do seu novo colaborador? Ter uma meta definida como, por exemplo, custo por lead, custo por aquisição, tráfego orgânico, entre outras, é importante para acompanhar e recompensar o trabalho dele.

Ter essa clareza ajuda a empoderar essas pessoas no futuro e entender o que elas estão fazendo pela empresa.  

5. Faça feedbacks

Ao iniciar esse novo caminho, você precisa ajustá-lo para que seu colaborador entenda como agir conforme seu objetivo final.

Por exemplo, se na pesquisa de satisfação o trabalho do seu colaborador não foi avaliado como bom, você tem que fazer este alinhamento. O mesmo vale caso o trabalho tenha sido avaliado como bom.

Seja positivo ou negativo, é preciso sentar com a pessoa e fazer este alinhamento, para que ele tenha a melhoria contínua pensando, também, no futuro da agência.

Esses foram os passos que considero fundamentais para criar uma equipe de Marketing Digital. Caso tenha dúvidas de como trazer o digital para seu negócio, acesse o site da Agência 10x  e confira meu treinamento para novas agências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE