Como Tratar Objeções de Tempo para Projetos Digitais?

Como Tratar Objeções de Tempo para Projetos Digitais?

Fala, galera! O assunto de hoje tem a ver com algo muito específico que aconteceu em uma entrevista de emprego. Vou falar sobre objeções de tempo para projetos digitais… Aquele momento em que você estipula um tempo para o desenvolvimento do projeto, mas o cliente ou o prospect diz: “Mas não dá para fazer em menos tempo?”

Saiba que esse fato é muito recorrente em qualquer agência digital. Mais do que isso, é uma das maiores armadilhas na hora de fechar um novo contrato. 

Quer saber quais são as saídas? Então, se liga nas sacadas!

Por que e como ter atenção com as objeções de tempo para projetos digitais?

Sobre esse assunto, é preciso tomar muito cuidado, porque se você frustra a expectativa da outra pessoa, são grandes as chances de não fechar negócio, ter o projeto cancelado ou, até mesmo, sofrer um processo. Mas, afinal, como lidar com as objeções de tempo para projetos digitais? Veja:

Orçamento de tempo 

A primeira lógica é o orçamento de tempo. Você já fez algum trabalho parecido com aquele pretendido? Se sim, dá para passar uma média de tempo. Caso contrário, seja sincero. Fale para o seu cliente que você não tem experiência e que, olhando no macro, dá para estipular x meses ou x semanas. Coloque um prazo bem confortável, beleza? 

Além disso, deixe claro que, se algum ponto aparecer e mudar a rota, você avisará e, consequentemente, o deadline do projeto poderá ser alterado. 

Previsão contra imprevistos 

Agora, para ter uma sacada contra imprevistos… Eu sempre faço e indico o seguinte cálculo: pega a quantidade de tempo e multiplica por 20%. Por exemplo, se o total de trabalho do projeto é de 10 horas, deixa uma gordura de mais duas horas. 

Outra sacada é fazer check point com o seu time. Por exemplo, pega o trabalho como um todo e o tempo estipulado. Se foi dado o prazo de quatro semanas, toda sexta-feira, veja se o projeto avançou 25%. 

“Mas por que isso é importante, Ricotta?” Basicamente, porque te dá a noção se o trabalho está atrasado ou avançado. É muito melhor saber, no início, que as tarefas estão atrasadas, do que depois de quatro semanas. 

Vale destacar também que a quantidade de check points vai depender do tamanho dos projetos. 

E se o tempo estipulado estourar? 

“Estourei o prazo, Ricotta, e agora?”

Não esconda o problema do seu chefe ou do seu cliente. Mais do que isso, puxe a responsabilidade para você e já apresente a solução e o novo prazo. Mas, cuidado com os novos deadlines, porque tem gente que muda várias vezes e não cumpre nada. 

No geral, tenha em mente que as objeções de tempo para projetos digitais vão acontecer, principalmente, no fechamento e na hora da entrega. O mais importante é você sair do lado mais cômodo  — descobrir o tempo necessário para os projetos — e dar clareza. Seja honesto e transparente! 

Beleza? 

Espero que eu tenho te ajudado e que você consiga mais sucesso com os seus projetos! Aproveite para descobrir mais sacadas sobre gestão aqui no blog do Agência10x!

Um forte abraço e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE