Como Precificar em Marketing Digital? Quanto Cobrar?

Como Precificar em Marketing Digital? Quanto Cobrar?

Olá! No post de hoje vou discutir um tema que muitas agências, profissionais da área e freelancers me perguntam: como precificar em marketing digital?

Acredito que seja a pulga atrás da orelha de todo mundo, saber se está cobrando um preço justo ou não. Confira como fazer isso com as minhas dicas!

Primeiro passo para precificar em marketing digital — tenha métricas!

O que eu tenho para te dizer é que o preço sempre será justo desde que você tenha métricas para isso. Eu já tratei sobre a importância dos dados em vários vídeos, mas como fazer o cálculo do preço do serviço baseando-se em métricas?

Vou explicar o que eu utilizei na Agência Mestre, como eu cheguei no meu modelo para precificar em marketing digital.

Primeiro selecione a equipe da agência digital que trabalhará no projeto, e se pergunte: “quantas horas gastam no mês para trabalhar com determinado cliente?”.

E muitos me falam “Fábio, como eu faço para saber todas as horas de um projeto?”

Você vai fazer o seguinte, baixe uma ferramenta chamada Toggl. Com ela você vai poder dar start ou stop em todas as suas tarefas! Também tem a possibilidade de dar uma nomenclatura para cada uma delas.

Se você quiser ela também integra com o Trello — uma ferramenta de organização — e assim que você nomeia uma tarefa ele atribui automaticamente a um card na lista deste outro aplicativo.

Isso a torna um aplicação bem completa para você descobrir quanto esforço você tem em cada tarefa.

Pesquisa de benchmarking

Então, digamos que você gasta 16 horas para fazer duas documentações de SEO. Como definir esse valor por hora?

Uma das alternativas é fazer uma pesquisa de benchmarking! Por exemplo, no site de vagas Trampos você pode descobrir quanto um profissional da área ganha.

Após definir uma média destes valores, estime quantas horas você trabalha por mês. Depois divida o salário pela quantidade de horas e terá uma média de custo.

Se não quer fazer um benchmarking, se pergunte, quanto seria um salário digno para você? Chegue a este valor e faça o mesmo cálculo, divida pelas horas de trabalho do mês.

Custo operacional

Agora você tem o seu custo por hora, pode fazer a multiplicação pelo número de trabalhos que tem logo de cara? Não! Aqui é que está o grande erro dos freelancers. Não se esqueça de acrescentar também o seu custo operacional.

O que é isso? São aquelas despesas incluídas nos materiais que você vai utilizar para realizar seu trabalho.

Por exemplo, o custo do computador, internet, luz, água, aluguel, etc. Todas são coisas importantes na hora de precificar em marketing digital.

Vamos dizer que você trabalha em casa em um quarto específico. Você pode pegar o seu aluguel e somar com o condomínio e dividir pela quantidade cômodos da casa ou apartamento. O resultado é o preço simulando o aluguel daquela sala.

Acrescente também as suas outras despesas, como internet, e faça a divisão por cômodos para saber o seu custo final.

Some todas essas despesas e divida pela quantidade de horas no mês, porque assim, você vai ter seu custo operacional por este período de tempo.

Pronto! Agora é só somar o seu custo profissional mais o seu custo operacional para ter uma noção real do preço do seu trabalho por hora.

Depois disso, multiplique pela quantidade de horas que você vai investir em determinado projeto.

Como definir a margem de lucro?

O segundo erro mais comuns dos freelancers é pensar que esse valor por hora é o que se deve cobrar por um job. Na verdade, você só estará cobrindo o seu custo com ele.

É preciso saber também quanto se quer ter lucro. Em média, o que eu faço é adicionar pelo menos 50% desse valor em cima do preço final.

Então se eu calcular e chegar ao valor de dois mil reais para um projeto, eu vou cobrar pelo menos três mil reais para ter uma margem de lucro.

Em casos ideais o que eu recomendaria é já mandar ao cliente 100% valor. Então se o seu custo deu dois mil reais, encaminhe para ele o orçamento de quatro mil reais.

Isso porque você vai precisar de uma margem de negociação. Também é importante valorizar o seu trabalho, saber que esse preço é razoável.

Se você for freelancer, por exemplo, não vai conseguir fazer muitos trabalhos, por isso tem que ter um lucro bom em cima do seu serviço.

Já no caso de uma agência, é importante lembrar também do custo do profissional, as férias, ferramentas, custo operacional, impostos, etc.

Coloque isso em prática e faça esse controle de horas para cada projeto, que tenho certeza que você vai conseguir precificar em marketing digital de maneira mais assertiva!

Isso também serve para qualquer segmento, qualquer área, não só para marketing.

Espero que você tenha gostado e se ficou alguma dúvida com relação a isso deixe nos comentários, será um prazer compartilhar mais conhecimento com você!

Para mais conteúdos como esse não deixa de acompanhar blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE