Dependência para Gerar Resultados em Marketing Digital

Dependência Para Gerar Resultados em Marketing Digital

Uma vez discutindo com meu time sobre ideias e casos que aconteceram durante a semana, entramos em um assunto muito interessante — a dependência — ou seja, de quem você depende para gerar resultados em marketing digital.

Como gerar resultados em marketing digital?

Esta talvez seja a grande pergunta do profissional de marketing digital, pois é uma área em que tudo pode ser mensurado muito bem. E pelo DNA que eu tenho e que a Agência Mestre tem, sempre olhamos para estes resultados.

Por isso, sempre que a gente vai fazer um projeto, uma das perguntas que são necessárias é “de quem eu dependo?”.

E existem dependências em praticamente tudo que você faz na internet. No trabalho com agência, por exemplo, pode ser saber os detalhes de hospedagem de seu cliente para botar o site dele no ar.

A grande sacada que fez a nossa empresa sair do nome de “Mestre SEO” para “Agência Mestre” foi tirar um pouco a dependência para gerar resultados em marketing digital.

Um dos maiores problemas que enfrentamos no início, foi que a gente passava as recomendações de SEO para o cliente, e muitas vezes, ele não implementava.

E isso acontece! É isso que o cliente espera, contratar um resolvedor de problemas. Mas, às vezes, até o melhor solucionador de problemas precisa de uma fundação.

É como uma comparação que gosto de fazer — é a mesma coisa que contratar a pintura de uma parede e combinar de fornecer a tinta, mas chega no dia e você ainda não comprou o material.

Como mitigar a dependência?

Então, neste cenário, o que eu gostaria de sugerir? Se você for um freelance, consultor ou agência digital, sempre tenha uma análise de risco de dependência para gerar resultados em marketing digital. Ou seja, se pergunte “o que eu preciso para gerar resultados?” e “de quem eu dependo?”.

Uma forma simples de você fazer isso, é ter um alinhamento junto ao seu cliente. Faça um pequeno checklist do que será necessário para trazer resultados e apresente a ele.

Fale assim “olha, eu me comprometo a entregar resultados, desde de que estes itens estejam completos”.

Se você for um prestador de serviços, é importante ter isso bem claro em seu contrato de trabalho. Enfatize que você precisa das informações de acesso, pois, caso algo der errado no projeto, o cliente vai colocar a responsabilidade em você, quando na verdade, você dependia desde dado para completar o seu trabalho.

Então o ideal é que você faça uma análise de requisitos, de tudo o que você vai utilizar para gerar resultados em marketing digital, e que apresente isso ao cliente.

E se você é cliente, e está contratando uma agência digital, o mais importante é você perguntar para seus liderados ou fornecedores “existe algo que você precisa de mim para conseguir se comprometer com esse resultado?”. Essa é a pergunta chave!

Isso porque se a agência não avisa que vai precisa do acesso FTP, por exemplo, a responsabilidade passa a ser da agência.

Então, se ambos se atentarem para esse ponto da dependência para gerar resultados em marketing digital, os dois lados terão uma relação mais harmônica.

Gostou dessa dica do dia a dia de uma agência digital? Para conferir mais informações para o sucesso de seu empreendimento, confira os outros artigos no blog do Agência10x!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE