Alinhamento de Expectativas e Sucesso com o Cliente

Seja com colaboradores da empresa ou com clientes, o alinhamento de expectativas é uma tática comprovada de sucesso! E é sobre isso que eu vou tratar neste artigo.  Para quem está buscando sempre alcançar novos patamares de sucesso, esse assunto é indispensável! Confira.

1. Alinhamento de expectativas — próximos passos

Após realizar uma call com um cliente da agência, na qual eu tive oportunidade de mostrar o meu trabalho e ver o cliente sair satisfeito,  tive a ideia de voltar a falar sobre alinhamento de expectativas. Esse assunto, que já foi tratado nos meus vídeos e textos anteriores, é muito importante, por isso, eu não teria como deixá-lo de lado.

O assunto surgiu após eu enviar um e-mail com dados e estatísticas para um cliente da agência sobre o trabalho do mês. Ele respondeu pedindo para batermos um papo para ele poder entender como eu cheguei nos números. No começo da ligação falei sobre os dados, justificando o que foi realizado. Mas, com um pouco mais de tempo, também expliquei quais seriam os próximos passos.

É aqui que está a chave do alinhamento de expectativas, na estratégia de mostrar o que está sendo planejado para chegar à meta! É necessário abrir de verdade sobre a proposta ou planejamento, mostrando os próximos passos. Eu, por exemplo, compartilhei a tela do meu computador com ele, mostrei a lógica por trás do que estava planejando e como tudo seria feito.

2. Conquiste mais confiança com o alinhamento

Você precisa entender que não é que o seu cliente não confie em você. Muitas vezes ele só não entende muito bem o seu trabalho. E isso geralmente acontece porque não teve acesso à visão que você está utilizando.

Independente do seu segmento, o ponto mais importante é mostrar para o seu cliente ou até mesmo para os seus colaboradores como você enxerga ou controla os projetos.

Se você mostra o que está enxergando, com certeza a pessoa vai ter mais facilidade em comprar a ideia. Senão ela tem que basicamente imaginar. Não basta falar “nós vamos do ponto ao ponto B”, porque o seu cliente vai pensar “mas como?”. Você precisa mostrar a série de passos que vai executar!

No caso que trato neste artigo, mostrei ao cliente como estava indo a produção de conteúdo, as otimizações, as configurações que estavam sendo feitas e os passos seguintes. O cliente não quer entender necessariamente a parte técnica, mas quer saber quais são os próximos passos para ter mais segurança.

A sugestão é: se você se deparar com algum percalço ou oportunidade de dizer como vai caminhar, faça isso! No momento que você o faz, consegue conquistar muito mais a confiança da pessoa envolvida. O alinhamento de expectativas pode te levar a lugares aonde você não foi chegou ainda.

Espero que você tenha gostado do artigo.  Deixe nos comentários a sua opinião sobre o alinhamento de expectativas!

Para mais conteúdos sobre como gerir a sua agência digital acompanhe o blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE