Como Controlar Múltiplos Projetos

Como Controlar Múltiplos Projetos

Hoje, na Mestre a gente tem múltiplos projetos. São mais de 60, sem contar os alunos da Mestre Academy e do Agência10x, claro.

Ou seja, eu preciso lidar com muitos projetos ao mesmo tempo, e você também pode!

Tenha uma visão macro dos projetos

Um dos primeiros pontos que você precisa saber para lidar com múltiplos projetos, e que você vai aprender mais cedo ou mais tarde, é que não tem como ter noção de todos os detalhes de todos os projetos.

Mas você também não precisa saber tudo, desse jeito. É importante você ter uma noção clara do que é realmente importante nesses projetos.

Aprendi em um curso de gestão que existem alguns pontos chave para você gerenciar bem múltiplos projetos. Vou falar deles agora!

Crie bons indicadores de resultado

Os indicadores podem prever alguns problemas que você pode ter, por isso é bom tê-los.

Isso é importante para entender se os projetos estão realmente indo bem, mas para isso os indicadores devem ser precisos e também relevantes.

No caso de SEO, por exemplo, podemos destacar visitas, receita do site (orgânica), geração de leads pelo orgânico, entre outros.

Assim, dá pra ter uma noção sobre o sucesso de múltiplos projetos. E dessa maneira, por um painel, eu posso entender quais estão caindo e quais estão crescendo. Destes, eu posso tirar algo para levantar os outros.

Eu gosto de usar os indicadores da equipe por isso, e é um esforço contínuo com todas as áreas para criar esses indicadores.

Como decidir os melhores indicadores?

Isso dependerá muito da sua empresa. Se você trabalha com desenvolvimento de softwares, por exemplo, é necessário parar e pensar no que é sucesso para você. Número de funcionalidades implementadas? Clientes novos?

Conseguir essa lista permite que você faça um painel, como aquele que falei acima.

Não adianta, também, decidir os indicadores, pegar os dados e utilizá-los. A sua equipe de marketing digital precisa entendê-los até melhor do que você. Precisam saber porque que aquilo está crescendo ou caindo, e fazer comparações com outros meses.

Falar somente que a queda nos números existe não é suficiente. O ideal é que a pessoa da equipe já tenha essa resposta antes de apresentar qualquer relatório com esses indicativos.

Tome projetos de sucesso como base

Aqui na Mestre eu me reúno toda a segunda-feira com as equipes para alinhar os projetos e ter uma visão macro do que está acontecendo na agência.

Se algum projeto tem problemas grandes, aí sim eu vou tentar me aprofundar mais nos detalhes e atingir uma visão mais específica.

O ideal é você, após analisar um projeto com problema, fazer a mesma análise em um que esteja dando muito certo e captar, de alguma maneira, o DNA daquele projeto. Será que alguém fez algo que trouxe mais resultado?

Pode ser um tipo de anúncio, uma boa segmentação, um público certo, entre outros pontos. O mesmo vale para as quedas: encontre os problemas e saiba quais são as soluções que dão certo em seus múltiplos projetos.

Acompanhe os projetos

Não tem como priorizar todos os projetos da casa, claro. Mas é importante colocar em sua rotina o ato de verificar, de forma aleatória ou organizada, todos eles. Pense: como eu conseguiria, mesmo que por cima, acompanhar todos os projetos da agência em, não sei, 50 dias?

Isso vale tanto para os que estão com muitos problemas até para aqueles que estão indo muito bem. Você precisa saber se ele anda bem, se as entregas estão em dia e se o crescimento e os resultados são bons. Para isso, o melhor é trazer para perto quem está envolvido diariamente com o projeto.

Gostou desse artigo? Confira mais aqui no blog do Agência10x e acelere a sua agência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE