A Importância de Uma Boa Proposta Comercial

A Importância de Uma Boa Proposta Comercial

Quem trabalha com prestação de serviço de marketing digital, às vezes, acredita que vender é só colocar o preço adequado na frente do cliente certo. Mas, depois de tanto tempo vendendo serviços, aprendi que uma boa proposta comercial faz toda diferença para fechar muito mais projetos. 

O artigo de hoje é exatamente sobre isso: o que fazer para preparar uma oferta comercial eficiente? Confira! 

Como montar uma boa proposta comercial? 

Depois de receber ou encontrar oportunidades de vendas, é a hora de colocar em prática a boa proposta comercial. Só que muitos profissionais cometem o erro clássico que é, logo de cara, colocar o preço e pronto. Muito ao contrário disso, a oferta vencedora tem toda uma construção específica que você precisa respeitar. 

Identidade visual

O primeiro passo é pensar na identidade visual de acordo com a sua agência digital. Então, ao invés de mandar, por exemplo, um simples e-mail, o melhor é construir uma apresentação de slides (aliás, hoje em dia, eu utilizo o documento chamado Proposta Mestre. Ele é muito interessante se você quiser aprender mais sobre o assunto. O pacote completo também tem um vídeo que eu explico como vendo). 

Então, pensando na identidade visual da boa proposta comercial, estabeleça os seguintes pontos: 

  • texto (todo o conteúdo formatado corretamente);
  • fonte (defina uma fonte padrão para títulos, subtítulos, texto, etc.);
  • imagens (escolha usar apenas imagens de bancos específicos ou, ainda, utilizar só fotos de pessoas ou de ilustrações, entre outros cuidados visuais);
  • tom da agência digital (estabeleça um tom de linguagem, ou seja, será tudo escrito na primeira ou terceira pessoa?). 

Conexão entre as partes (story telling)

Você também precisa ter um roteiro, pois, na hora da venda, é importante criar uma história. Só tome cuidado para não ficar muito tempo contando a jornada da sua vida profissional ou especificamente do seu empreendimento, porque isso pode cansar o possível cliente da sua agência digital. Pense que terão outras agências que também vão se apresentar, então, dê prioridade para falar dos seus serviços e o diferencial deles. 

Além disso, todos os assuntos precisam ter conexão entre eles. Por exemplo, nas minhas palestras, eu gosto de falar: “Nós somos a Agência Mestre, especialista em inbound marketing. Baseado no que conversamos, você falou que tinha problemas de vendas que são esses. Com a análise dos dilemas, entendemos que tudo pode ser resolvido com inbound marketing.” Então, fiz todas as transições para que a pessoa entenda a minha linha de raciocínio. 

Framework 

O framework consiste em estabelecer o modelo de identidade visual e o roteiro da história para que todo o time do comercial consiga replicar. Com isso, você pode escalar na área de vendas e fechar mais boas propostas comerciais para sua agência digital! 

Beleza? 

Espero que você tenha gostado deste artigo. Para outras dicas de como ter sucesso com seus serviços de marketing digital, confira outros conteúdos aqui no blog do Agência10x!

Um abraço e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE