Como Treinar a Equipe da Sua Agência Digital

Como Treinar a Equipe da Sua Agência Digital

Durante a entrega de uma mentoria do Agência10X, uma das pessoas me perguntou:

– Ricotta, como você treina a equipe da sua agência digital?

Foi pensando nisso que listei seis formas para você colocar os treinos em prática. 

Maneiras para treinar a equipe da sua agência digital

Uma das coisas que eu mais fiz na Mestre foi educar meu time a procurar conhecimentos gratuitos na internet. Isso fez com que alcançássemos muito mais melhorias e resultados. Dá só uma olhada em soluções de treinos que só custam o seu tempo: 

1.Workshop

Criar uma rotina de workshop (de 30 a 40 minutos) vai ajudar a acelerar o conhecimento da sua equipe. E quanto mais pessoas, mais formas de compartilhar sabedorias. O workshop pode ser baseado em livros, vídeos, cursos e por aí vai. 

No início da Mestre, inclusive, a gente fazia a leitura de um livro e aplicava as estratégias de um determinado capítulo. 

2. Blogs + vídeos 

Eu ganhei muito conhecimento acompanhando blogs e vídeos disponíveis gratuitamente. E, ainda hoje, acompanho muito o blog da Moz e os vídeos do Pedro Sobral, por exemplo. 

Aqui no blog Agência10x, você pode encontrar várias outras dicas de assuntos de marketing digital. Mais uma sacadinha é acompanhar eventos e pegar os slides. 

3. Especialistas 

Acompanhar especialistas no LinkedIn e no Instagram também é muito bacana. Você pode encontrar o meu perfil ou, por exemplo, o do Conrado Adolfo, Erico Rocha, Tiago Reis, entre tantos outros especialistas. É claro que no LinkedIn, alguns materiais são mais específicos para o que você precisa saber.   

Agora, se você quer consumir conteúdos de fora, vale essa dica também: siga os perfis das pessoas mais legais para você aprender. Me procura no Twitter e dá uma olhada em quem eu sigo… Tem especialista de SEO, marketing de conteúdo, Google Analytics, inbound marketing, etc. 

4. Cursos on-line 

Outro item é fazer os cursos on-line. Costumo dizer que o curso virtual é uma forma de você ajudar no conhecimento da sua equipe de marketing digital, com economia de tempo. Há muitas opções atualmente.

Eu tenho meu curso de SEO, meu sócio, Frank, tem o curso de Google Analytics. E a gente tem a Academia de Marketing Digital. O Pedro Sobral tem uma comunidade em que ele posta uma live a cada semana. Não faltam ótimos materiais de muitos especialistas. 

5. Um a Um

Nesse ponto, você senta com uma pessoa e faz um tipo de checklist técnico de algum problema que a sua agência tenha. Por exemplo, eu chamo um gestor e um analista da minha equipe de marketing digital e discuto com eles como melhor um site, o que não está funcionando em determinadas campanhas, como melhorar metas, enfim, discutimos problemas e soluções. 

Isso faz com que você ajude o colaborador da sua equipe a pensar em soluções, mas é importante “não dar o peixe, mas, sim, ensinar a pescar”. Basicamente, é uma forma de fazer o chamado mentoring

6. Feedbacks mensais 

O feedback é uma espécie de ritual, ou seja, precisa ser feito em um lugar e momento específicos. Você precisa avaliar os pontos fortes e fracos do colaborador e pensar em como você pode ajudá-lo a bater as metas e crescer profissionalmente. 

Ou seja, com a sua experiência, você deve ver o que falta naquela pessoa, por exemplo, um curso on-line, gestão de ansiedade, organização de tarefas ou de tempo, gestão de pessoas, entre outros. Além disso, é importante também ouvir o colaborador. 

Espero que, a partir daqui, você consiga treinar melhor sua equipe da sua agência digital e fazer com que ela entregue muito mais resultado e que o dia a dia seja prazeroso! 

Qualquer dúvida, comenta aqui embaixo, e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE