O que é uma Agência de Lançamentos? Como Posso Criar?

O que é uma Agência de Lançamentos? Como Posso Criar?

Com o avanço da internet, o mercado digital mudou bastante. Uma das grandes novidades trazidas, há quatro ou cinco anos, foi a fórmula de lançamento para infoprodutores. Por exemplo, a Hotmart (plataforma) começou colocando ebooks à venda. Hoje em dia, a empresa ajuda vários infoprodutores a disponibilizarem seus conteúdos de diversos tipos on-line. Se você também pensa em empreender nesse campo, vale a pena descobrir como criar a sua agência de lançamentos. Dá só uma olhada! 

O modelo de infoproduto

Atualmente, diversas pessoas têm seus infoprodutos. Eu, por exemplo, desde 2012, tenho o meu curso de SEO (disponível no Mestre Academy e na Hotmart). Além disso, claro, tenho o próprio Agência10x, com todos os conteúdos sobre empreendedorismo de agência digital.  

O ponto mais importante é que, a forma de lançamento tem uma série de gatilhos específicos, como: e-mail marketing, campanhas de mídia, copy, etc. Tudo o que é necessário para oferecer os lançamentos e ter um pico de vendas.  

O que é necessário para ter um infoproduto?

Posso explicar isso por camadas. Imagina que o infoproduto é a camada do meio, em cima, fica o marketing e, abaixo, a venda. O problema é que muita gente sabe produzir os conteúdos, mas falha no marketing. É aqui que entram as agências de lançamento, responsáveis por implementar o modelo de negócio e, assim, potencializar a venda de um determinado produto. A partir disso, dá para criar:

  • sequências de e-mails;
  • páginas na internet e nas redes sociais;
  • anúncios;
  • publicações em redes sociais;
  • posts de blogs;
  • entre outros. 

Quais são as responsabilidades de um agência de lançamento? 

Muita gente acredita que o modelo de agência em questão é responsável apenas pelo marketing. Mas o trabalho vai além. Há ainda o EAD —  plataforma on-line usada para subir aulas, colocar vídeos e apostilas, além de ajudar alunos que estejam com problemas, etc. 

Isso porque a agência de lançamento precisa fazer com que o conteúdo seja interessante para um determinado público. O ajuste também é importante porque muitos produtores de infoproduto chegam sem ter a menor ideia do que gostaria de colocar no mercado digital. Então, com o nosso conhecimento, vamos buscar elementos que ajudem o marketing e a venda. 

Já o produtor entra na parte de produto e um pouco na parte do marketing. É que, com as redes sociais, ficou muito mais fácil interagir com outras pessoas. O criador, então, tem a tarefa de entrar em contato com seus seguidores. Com isso, temos o elo entre conteúdo e futuro comprador. 

Como é a divisão de lucros? 

Isso varia muito de mercado para mercado. Na Mestre, por exemplo, fazemos 50% para o produtor e 50% para a nossa agência de lançamento. Ainda assim, é uma estratégia de risco. Na maioria das vezes, as agências cobram um valor a mais para fazer o chamado setup que é referente a toda a pesquisa de produto para a o cliente não ter nenhum um tipo de prejuízo. 

Geralmente, na Mestre, nós assumimos o risco em visão de lançamento, ou seja, entramos com todo o trabalho e quando vem o lucro, dividimos meio a meio. Além disso, também tem casos em que a agência de lançamento ganha um pouco mais, no caso, quando os infoprodutores são menos conhecidos. Ao contrário, pode acontecer do criador ganhar mais, quando ele é uma celebridade da internet. 

Como criar uma agência de lançamento?

Primeiramente, você precisa conhecer muito bem a fórmula de lançamento. Então, procure cursos gratuitos que te mostrem como criar seu primeiro EAD. Depois disso, é necessário montar uma equipe, formada por: 

  • editor de vídeos;
  • especialista em copy (para escrever como fazer todo o marketing rodar, estruturar o produto e usar campanhas (essa função é uma das partes mais difíceis);
  • analista de Facebook Ads e Google Ads;
  • especialista em inbound marketing/e-mail marketing (para gerenciar as campanhas de mensagens eletrônicas);
  • design/desenvolvedor (para criar as páginas e fazer o lançamento funcionar);
  • gerente de projetos (responsável pelo cumprimento de prazos e qualidade de entregáveis. Além disso, essa pessoa pode fazer um pouco de atendimento também. 

É importante, ainda, que você tenha um contabilidade e jurídico. Hoje, dificilmente, uma só pessoa consegue tocar uma agência de lançamento. Então, agora que você já conhece o cenário de lançamentos digitais, foque no seu empreendimento! 

Quer entender mais sobre o assunto? Conheça o Agência10x, além de outros conteúdos aqui do blog. E faça parte também do meu grupo no Telegram! 

Beleza? Se você gostou deste artigo, comenta aqui embaixo ou deixa a sua sugestão. 

Um abraço e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comentários em “O que é uma Agência de Lançamentos? Como Posso Criar?

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE