4 Passos Para Criar Um Planejamento Para Sua Agência de Marketing Digital

4 Pilares Para Criar Um Planejamento Para Sua Agência de Marketing Digital

Sei que estamos no meio do ano ainda, mas é fundamental ter em mente que, o último trimestre, em meados de novembro, é sempre o momento ideal para preparar sua Agência de Marketing Digital para o que está por vir.

Para entender como funciona esse planejamento, é bom começar a dominar os passos essenciais agora, para que no final do ano você crie um plano de sucesso para seu negócio.

Criando um planejamento para sua agência de Marketing Digital em 4 passos

A grande sacada dos donos de agência de Marketing Digital é se organizar para colher frutos no ano seguinte. Como costumo dizer aqui, ficar de olho na bola que já está ‘quicando’ para o ano seguinte.

Importante ressaltar que estes pilares que separei valem tanto para “eugência” caso trabalhe sozinho, freela, consultor ou agências com 10, 20, 50, 100 funcionários. A ideia é a mesma.

Confira estes quatro pilares bem claros que separei para sua agência dar certo.

1. Avaliação Financeira

Antes de tudo, é preciso ter uma visão clara financeira. Isso não significa ver quanto de dinheiro você tem no banco, mas sim olhar para o seu passado e ter uma visão clara de como foram seus últimos 11 meses. Fazendo isso, categorize todas as suas despesas frente aos tipos de gastos, assim você terá mais clareza no futuro de quanto está crescendo frente ao ano anterior.

Além disso, aqui na Mestre nós fazemos algo que não é muito comum nas empresas nacionais, que é alocar a verba para os setores. Por exemplo, se a área de SEO tem uma verba (budget) X, é preciso saber que toda promoção, contratação e investimento daquele setor precisam estar dentro desse valor estabelecido.

Para isso, é importante prever o orçamento frente aos seus clientes. Por exemplo, se você quer ter mais clientes, faça uma projeção de quanto será colocado. O cálculo é simples, você pega o fluxo de vendas que espera ter ano que vem, o que precisa para operacionalizá-lo e projeta seu centro de custo.

2. Oportunidades de Vendas

A pergunta aqui é: como você vai crescer? Faça uma projeção média de acordo com o histórico de vendas feitas no último ano.  Dentro disso, avalie:

  • quais meses tiveram melhor desempenho;
  • quantas vendas foram feitas no último período com a equipe que você tinha;
  • como estava o mercado em relação ao presente;
  • se será preciso intensificar o investimento em marketing para ter mais vendas.

Vale lembrar que o budget alocado de um ano vai ser diferente do outro, de um modo geral. Por isso, veja quantos projetos pretende vender, qual a equipe necessária para operacionalizar, e, caso atinja esses valores, qual será o impacto financeiro na sua empresa.


3. Novidades do Mercado

Pensando na área técnica mesmo, o que você vai fazer de diferente no ano seguinte? O que você pretende colocar de serviço novo na sua agência de Marketing Digital?

Imagine, por exemplo, que você quer colocar chat bot como um novo produto a ser entregue. Para isso, faça uma análise de como comunicar o mercado, qual o momento ideal para oferecer isso, com quem será feito o piloto, de que forma e com qual ferramenta.

Veja, também, se é preciso preparar seu time para começar a operacionalizar o que estudou o ano todo, assim será possível tirar a ideia do papel quando for a hora.

Uma maneira efetiva de aplicar o que é novo, é aprendendo. Por isso, muitas empresas buscam investir em treinamentos, cursos e eventos. Se você quer ir ou levar sua equipe ao RD SUMMIT, por exemplo, ou pretender fazer o treinamento da Agência 10x ou um curso na Mestre Academy.

Seja qual for a escolha, é preciso planejar tudo isso, pois será um investimento em conhecimento técnico. Avalie o que será ganho de conhecimento e o que disso será colocado em novos serviços dentro da sua empresa.

4. Processos e Equipe

Essa ideia está diretamente ligada ao seu poder de escala. Se, por exemplo, você tem cinco pessoas para atender 10 clientes. O que é preciso fazer em termos de processo e equipe para atender 20 pessoas com a maior rentabilidade possível, ou seja, com as pessoas certas, fazendo do jeito certo, com processos bem estabelecidos?

Avalie se sua empresa tem os processos estabelecidos claramente para cada entregável. Se sim, estão funcionando? Se não, como criá-los? Entenda quais precisam ser definidos, quando e como, além de quantas pessoas capacitadas existem para operacionalizá-los.  

Com esses pilares, fica muito mais fácil planejar o novo ano da sua agência de Marketing Digital. Lembrando que eles devem ser feitos por semestres, o que os americanos chamam de quarter. Assim fica mais fácil analisar todos eles a cada trimestre do ano.

Confira outras dicas como esta aqui no blog da Agência 10x.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE