Saiba Por Que e Como Usar um CRM Para Controlar Suas Vendas

Saiba Por Que e Como Usar um CRM Para Controlar Suas Vendas

Você tem uma previsão de quantas vendas a sua agência vai fechar esse mês? E no mês que vem? Se você não tem resposta para essa pergunta, acenda já o alerta vermelho!

Comandar uma agência sem previsibilidade de vendas é como pilotar um avião sem saber onde vai pousar. Você até tem combustível, que são seus clientes atuais, mas precisa, sempre, garantir o próximo abastecimento. 

Quer saber como essa previsibilidade é possível? Usando um CRM de vendas. Leia este artigo para entender:

  • porque você precisa aprender sobre CRM de vendas;
  • se vale a pena investir em um CRM de vendas;
  • como usar o CRM de vendas.

Porque você precisa aprender sobre CRM de vendas?

O CRM de vendas é um software utilizado para controlar a cadência das suas vendas e torná-las mais organizadas e escaláveis.

É essencial utilizá-lo na sua agência porque se você não tem uma previsão de novos contratos fechados por mês, sua gestão está precária. A equipe comercial precisa contar com um funil de vendas claro, com cadências definidas, para que seja possível bater metas — e o CRM é o seu grande aliado. Por meio dele, você consegue obter informações essenciais, como:

  • número de oportunidades de negócio;
  • número de triagens com o comercial;
  • número de oportunidades qualificadas;
  • número de propostas em fase de apresentação;;
  • número de oportunidades em follow up;
  • número de propostas em negociação;
  • número de contratos prestes a serem fechados;
  • o valor desses contratos.

Vale a pena investir em um CRM de vendas?

Eu sei que todo gestor de empresa está constantemente fazendo escolhas e pesando prós e contras antes de cada investimento, por menor que seja. Por isso, entendo os questionamentos de muitos em relação ao CRM, mas eu estou aqui para dizer que investir nesse software não apenas vale a pena, como vai revolucionar os resultados em vendas da sua empresa.

Só que é preciso ter em mente que o CRM sozinho não faz milagre, assim como um avião sozinho não faz: é preciso pilotá-lo todos os dias. Sua equipe de vendas precisa ser treinada para utilizá-lo como seu grande braço direito, e todo o histórico de negociações deve ser devidamente registrado ali. 

Ligações, anotações, valores, propostas, e-mails, TUDO. Só assim ele será o guia que você precisa para manter total controle sobre as vendas. A partir dessas informações, é possível obter gráficos, relatórios personalizados e insights valiosos que vão te trazer previsibilidade e ajudar a ir além.

Estatísticas do mercado mostram que:

  • o CRM pode aumentar as taxas de conversão em 300%;
  • pode aumentar as vendas em 29%;
  • 50% dos empresários dizem que o CRM aumentou sua produtividade;
  • 74% dizem que melhorou o relacionamento com os clientes;
  • 40% dos CEOS afirmam que o CRM diminuiu os custos com mão de obra.

Como usar o CRM de vendas?

Agora que você já entendeu o quanto um CRM de vendas vale a pena, saiba que depois de contratar o software é a hora de alimentá-lo.

Anote todas as oportunidades de vendas ou contatos e categorize os leads recebidos por meio de diferentes estratégias de marketing, porque isso também vai te ajudar a entender o que está funcionando melhor e onde vale mais a pena investir. Registre também cada pedido de orçamento! 

Depois disso, crie o funil no seu CRM com as seguintes etapas:

  1. oportunidades
  2. triagem
  3. qualificação
  4. propostas
  5. follow-up
  6. negociação
  7. contrato

Assim, é possível acompanhar exatamente em que fase está cada lead, qual é a próxima fase e quais são as ações que devem ser tomadas para fazer a negociação andar. 

Importante: todos os leads devem entrar nesse funil como oportunidades. O foco, nessa etapa, é analisar os dados preenchidos pela pessoa interessada para entender se a sua empresa realmente pode ajudá-la e se ela tem as características do seu cliente ideal.

Só evolua o prospect para a próxima etapa se puder atendê-lo, em termos de serviço e persona — a partir daí, ele deve ser categorizado como qualificado. Nessa etapa, o seu foco então é distribuir a oportunidade entre os vendedores e marcar as conversas iniciais.

Lembre-se sempre que todas as atividades devem ser bem registradas para que o acompanhamento de cada tratativa seja devidamente realizado. Dessa forma, em muito pouco tempo sua gestão de vendas estará na palma da sua mão. Quer entender mais sobre o assunto? Então assista ao vídeo que saiu lá no meu canal do YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE