A Realidade das Agências Digitais para 2023

A Realidade das Agências Digitais para 2023

Nos últimos anos, o mercado de agências digitais tem se mostrado cada vez mais dinâmico e competitivo. Com a evolução das tecnologias e a crescente demanda por soluções no mundo virtual, as agências têm se adaptado para oferecer serviços cada vez mais completos e eficientes para seus clientes.

Nesse contexto, o Censo Agências 2023 da Operand, empresa especializada em gestão de processos para agências, trouxe algumas tendências e perspectivas para o futuro das agências digitais no Brasil.

Neste artigo vamos discutir os principais pontos da pesquisa. Continue a leitura e confira!

Os serviços mais oferecidos nas agências digitais em 2023

Os serviços digitais mais populares entre as agências digitais em 2023 foram gestão de redes sociais e gestão de tráfego pago.

Se você já conhece meu trabalho, sabe que eu bato muito na tecla de que trabalhar com redes sociais é um caminho que mina a lucratividade da sua empresa e compromete o crescimento. Por isso, minha dica é que é muito melhor focar em tráfego pago.

“Mas Ricotta, por que gestão de redes sociais é tão ruim?” Calma que eu te explico!

Embora essas plataformas sejam uma parte importante da estratégia de marketing digital de uma empresa, esse serviço em específico pode ser uma atividade intensiva em termos de tempo e recursos, que nem sempre se traduz em grandes lucros para a agência.

Inclusive, as redes sociais são uma área cujo retorno sobre o investimento (ROI) é difícil de mensurar. Estabelecer uma conexão direta entre a gestão delas e o aumento das vendas ou receitas não é uma tarefa simples, o que pode dificultar a justificativa do valor cobrado por esse tipo de trabalho.

Além disso, é um serviço altamente competitivo, pois é oferecido por muitas empresas e profissionais. Isso automaticamente reduz o ticket médio.

Dessa forma, as agências podem aumentar sua lucratividade oferecendo outros serviços de marketing digital juntamente com a gestão de redes sociais, como SEO, e-mail marketing e produção de conteúdo.

O papel do dono de agência digital

Outra coisa que eu sempre falo é sobre a importância de tirar sua agência da donodependência — ou seja, fazer com que a empresa consiga funcionar sozinha sem que você precise entrar sempre envolvido no comercial ou no operacional.

Ainda assim, sabemos muito bem que essa não é a realidade de muitas agências digitais ainda em 2023 e, por isso, é necessário fazer uma transição. O Censo da Operand também trouxe alguns dados interessantes sobre as áreas em que os gestores mais atuam:

  1. atendimento/comercial;
  2. planejamento;
  3. financeiro/administrativo;
  4. criação;
  5. mídia;
  6. produção.

Na minha opinião, é fundamental que um dono de agência saia do operacional o quanto antes, capacitando profissionais e terceirizando serviços. Portanto, se você precisar escolher uma área para ficar, escolha sempre o comercial.

Saiba mais: Equipe de Vendas — Como Encontrar e Contratar Vendedores

Atividades terceirizadas em agências digitais

Falando em terceirização, é preciso entender quais são as áreas da agência que podem ser terceirizadas com mais segurança e quais são mais arriscadas.

O backoffice, como RH, administrativo e financeiro, é um setor do negócio que pode ser delegado para outras empresas sem medo — claro, garantindo que os parceiros sejam de confiança.

Por outro lado, as partes mais atreladas à fonte de faturamento devem, preferencialmente, ser internas, como o time comercial e a equipe do serviço de maior ticket médio. No Censo, as atividades mais terceirizadas foram:

  1. produção audiovisual;
  2. desenvolvimento de sites;
  3. fotografia/tratamento de imagem;
  4. assessoria de imprensa/RP;
  5. design e produção gráfica.

Dificuldades na gestão da agência digital

Qual é a sua maior dificuldade na hora de gerir sua agência digital? De acordo com o Censo, as principais são:

  1. prospecção de novos clientes;
  2. produtividade da equipe ou individual;
  3. capacitação e gestão da equipe;
  4. desempenho/resultados da empresa.

Aqui no blog do Agência10x você encontra muitos artigos que vão te ajudar a resolver esses tipos de problemas. Inclusive, você pode conferir agora mesmo estratégias de diferenciação na prospecção de clientes e ver sua carteira crescer!

Modelo de precificação para serviços digitais

No meu curso Agência10x eu apresento um módulo completo sobre precificação, em que defendo um cálculo à base de horas e que também leve em consideração a complexidade do projeto. O Censo mostra que a maioria das agências do mercado está alinhada com isso, referenciando o preço em complexidade (43,44%) e horas (31,98%) majoritariamente.

Mas atenção! Ainda há uma boa parcela de agências (24,95%) que não cobra retrabalho, o que faz com que você pague para trabalhar. Lembre-se de incluir uma média de tempo para refação na sua precificação, a fim de não comprometer seu faturamento.

Controle de horas de colaboradores

Em modelos de contratação PJ e freelancer, não é permitido fazer controle de horas. Porém, se a sua agência trabalha com contratos CLT, é fundamental que você tenha ferramentas que façam a gestão das horas dos seus colaboradores, garantindo o comparecimento e o cumprimento de direitos e deveres.

Metodologias de fluxo de trabalho

Mais de 25% das agências participantes no censo disseram que não usam nenhuma metodologia de fluxo de trabalho, e isso me surpreendeu bastante. Afinal, isso é fundamental para garantir um ritmo uniformizado e controlado por áreas, além de ter um acompanhamento maior da produtividade.

As opções mais utilizadas são:

  1. Kanban;
  2. Canvas;
  3. OKR;
  4. Scrum;
  5. Design Thinking;
  6. Agile.

Perspectivas para agências digitais em 2023

Cerca de 60% das agências participantes no Censo diz que está otimista para o ano de 2023, graças a um aumento de saldo financeiro entre 2021 e 2022.

As principais tendências para o ano são:

  1. trabalho híbrido ou home office;
  2. mais força de prospecção;
  3. controle de despesas;
  4. fortalecimento de relações com clientes atuais.

E na sua empresa, como você está se preparando para o resto de 2023? Se quiser identificar as melhores oportunidades de lucro, veja este vídeo em que eu discuto mais detalhes sobre a realidade das agências digitais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE