Equipe de Vendas — Como Encontrar e Contratar Vendedores

Equipe de Vendas — Como Encontrar e Contratar Vendedores

Eu poderia dizer que 10 entre 10 donos e donas de agências digitais dividem a mesma dor: como encontrar e contratar a equipe de vendas ideal? Os alunos e mentorados do Agência10x sabem bem do que estou falando e confesso que também já passei por isso. Hoje, no entanto, tenho mais clareza sobre o assunto, os processos e o método necessário para fazer um bom recrutamento.

Se você quer conhecer a importância dessa equipe e entender como montar o time de vendedores da sua agência digital, continue a leitura deste artigo!

Qual é a importância da equipe de vendas?

Em primeiro lugar, é preciso compreender a relevância dos vendedores para sua agência digital. Afinal, eles participam ativamente da aceleração do crescimento da empresa e, por isso, o vendedor deve ser o primeiro profissional a ser contratado, antes de gerentes de projetos, designers ou social media.

Muitos donos e donas de agências podem assumir as ações comerciais, mas é importante ter em mente que negócios cujas vendas dependem apenas do dono têm sua chance de escalar reduzidas, então, é preciso sair do operacional. Nada melhor, então, do que contar com um time de vendedores alinhado com as expectativas e necessidades da agência.

Leia também: Porque Você Não Deve Ser o Dono dos Processos da Agência Digital

Como posso encontrar e contratar vendedores para minha equipe de vendas?

Executar essa tarefa pode não ser tão fácil quanto parece, mas seguir alguns passos específicos e um método eficiente a torna mais simples e objetiva. Confira:

1. Considere o objetivo da contratação

O que você espera da contratação de um vendedor? Ele irá atuar na prospecção de clientes ativa ou passiva? A primeira funciona como bater na porta das empresas ofertando o seu trabalho e os serviços oferecidos pela sua agência. Já a prospecção passiva consiste em fazer com que as pessoas batam à sua porta em busca dos seus produtos.

O último exemplo requer um marketing muito forte, incluindo campanhas, aplicação das melhores técnicas de SEO e um bom trabalho de Inbound para receber mais pedidos de orçamento. Para isso, é possível contar com ferramentas e recursos para encontrar perfis compatíveis com o ICP, ou seja, o perfil de cliente ideal da sua agência.

Leia também: Quando Contratar o Primeiro Funcionário da Minha Agência Digital?

2. Defina o perfil do vendedor ideal

O vendedor precisa estar apto a lidar com o público e receber negativas. Por isso, é importante pensar sobre quais características devem ser apresentadas pelos componentes de uma boa equipe de vendas. Entre elas são:

  • resiliência;
  • conhecimento;
  • facilidade em descobrir nichos diferentes e mercados novos;
  • empatia para reconhecer o problema do cliente;
  • oratória;
  • português claro, com boas habilidades de escrita;
  • habilidade para lidar com metas;
  • organização.

Todos esses aspectos devem ser observados com mais intensidade no perfil pessoal do que no profissional. Você pode fazer perguntas estratégicas, incluindo se ela já traçou e alcançou metas pessoais ou de trabalhos anteriores.

3. Não confie apenas na sua avaliação

Muitas vezes, entendemos que apenas a simpatia de alguém pode bastar para realizar uma contratação. No entanto, isso não é verdade em 100% dos casos, o que torna importante ir além da impressão inicial.

Sendo assim, é possível contar com testes de perfil comportamental, como o DISC. Eles indicam se a pessoa é organizada, se é proativa ou se sabe trabalhar sob pressão. Os resultados de testes como esse podem indicar, aliado à sua avaliação, se o perfil do candidato ou candidata corresponde ao que você espera de um vendedor.

4. Utilize ferramentas para recrutamento

O LinkedIn é uma excelente rede social para recrutar candidatos a vagas da sua agência a fim de montar sua equipe de vendas. Cada perfil criado tem a opção de anunciar uma vaga de forma gratuita.

Serviços de headhunter, como a Empregga, também são interessantes, já que avaliam o perfil dos melhores profissionais do mercado de trabalho para ocupar vagas estratégicas da empresa. 

Este tipo de consultoria oferece desde a pré-seleção de candidatos à realização das entrevistas necessárias, incluindo a aplicação do teste DISC de acordo com o perfil que você deseja. Após o fim do processo, costumam ser indicados ao menos dois nomes compatíveis com suas exigências.

Isso significa economia de tempo relacionado à triagem, à seleção e à marcação de entrevistas. Além disso, algumas empresas oferecem uma garantia a mais: caso o candidato não permaneça por um período determinado, a empresa de headhunter repõe aquela vaga para sua agência digital. 

➡️  Precisa da ajuda de algum profissional de recrutamento e seleção? Recomendo que conheça a Empregga

Leia também: Manter, Reter e Demitir Colaboradores – Como Fazer do Jeito Certo?

5. Invista no alinhamento antes de contratar

Se você gostou da pessoa e quer contratá-la, vale a pena fazer um alinhamento para dar continuidade à contratação. Para isso, aqui na Mestre propomos que o candidato ou candidata venda um valor pré-determinado em até 90 dias. Sendo assim, é preciso fechar ao menos um projeto nesse período e, caso isso não ocorra, a contratação é interrompida. 

Além de deixar claras as regras do jogo, esse tipo de negociação também aumenta o comprometimento da pessoa interessada, especialmente porque ela vive de vendas. No entanto, as metas para o comercial precisam ser plausíveis.

Trabalhar com um prazo estendido também permite que o candidato tenha contado com seus produtos, seus leads e com a realidade da sua empresa.

Leia também: O Que Fazer Quando Clientes Pedem Desconto?

Dica extra: invista no onboarding do vendedor

O processo conhecido como onboarding de funcionários inclui a equipe de vendas e está relacionado à apresentação da rotina da empresa, bem como à adaptação aos processos que farão parte do dia a dia do novo colaborador.

Para que a integração seja incrível, é preciso apresentar alguns pontos:

  • explique muito bem os seus serviços;
  • mostre seus diferenciais frente à concorrência;
  • detalhe como funciona todo o trabalho da área comercial;
  • faça com que o vendedor leia todos os cases de sucesso da sua agência;

Leia também: Como Acelerar o Desempenho de um Novo Colaborador da Sua Agência?

 

 

Todos esses passos ajudarão a sua agência digital a contratar a equipe de vendas ideal. Para saber mais sobre como sair do operacional, confira a espiral de sucesso da Agência Digital para parar de trabalhar 12h por dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE