Como Acelerar o Desempenho de um Novo Colaborador da Sua Agência?

Como Acelerar o Desempenho de um Novo Colaborador da Sua Agência?

Olá galera, tudo bem? Aqui é o Fabio Ricotta e hoje vamos falar sobre acelerar o desempenho de um novo colaborador. Sei que como bons donos de agências digitais, vocês talvez pensem assim: “cara, eu gostaria de contratar uma pessoa que no dia seguinte já tivesse tudo resolvido”.

Neste post te conto como melhorar esse processo para sua empresa e também para a pessoa que está começando, confira!

Acelerar o desempenho — por onde começar?

Antes de tratar sobre acelerar o desempenho de colaboradores novos, a primeira coisa que eu queria te recomendar é o livro “O Poder de Delegar”. Essa publicação é muito bacana e vai ajudar na hora de fazer sua empresa funcionar muito melhor!

Dentro deste livro, uma das coisas mais importantes é a palavra “delegar”, que é o jeito que você passa a instrução à uma pessoa nova. Pois, em uma agência digital, temos que nos preocupar muito com a forma com que o colaborador vai receber as informações.

Para isso, o processo de “onboarding” é muito importante. E o que é isso? É como você faz a integração desta nova pessoa. Isso faz parte da maneira de acelerar o desempenho e dar clareza para que esse colaborador saiba por onde começar.

Como fazer o “onboarding”?

No meu modo de ver, o processo de “onboarding é justamente coração de tudo para uma alta performance em menos tempo. É o momento que você vai dar todo o conhecimento necessário para a pessoa conseguir executar a função para qual foi contratada.

Então, a primeira coisa que você precisa criar é um processo claro. Defina a tarefa primária que ela vai executar. No exemplo de um vendedor, a principal função dele é vender (é claro!). Porém, é preciso detalhar como isso é feito em sua empresa. Afinal, ele precisa conhecer a visão macro.

E a melhor forma de fazer isso é colocar tudo em uma apresentação ou documento. Ao fazer ele, com certeza você vai notar detalhes do dia a dia que não havia pensado sobre os seus processos. É muito interessante adicionar esses pontos!

O que eu não gosto é a atitude de “senta aqui do meu lado que eu vou te dizer tudo que você tem que fazer”. E por que esse é o pior jeito? Porque não é replicável! Ou seja, ele vai depender do que você lembrar de falar.

Desta maneira, você corre o risco de deixar várias dúvidas com o novo colaborador. Já com os documentos sobre os processos, os questionamentos podem ser sanados por este meio, sem necessidade de interrupção do trabalho para essas perguntas.

E a cada novo questionamento é uma oportunidade para você adicionar mais informações — que não havia pensado antes — nesta apresentação. Esse processo ajuda muito na hora de acelerar o desempenho!

Outro ponto positivo da realização do onboarding é que a pessoa terá uma visão mais sistemática, ou seja, como funciona tudo dentro da sua empresa. No momento em que ela pegar esse documento, vai entender a sequência de todo o seu processo.

Valorize a independência dos colaboradores

Mais um ponto importante para a pessoa nova acelerar o desempenho, é ficar independente de outras o máximo possível. Por isso, é preciso fazer um processo de onboarding e uma documentação bem detalhada.

Assim, não atrapalha o fluxo de trabalho da pessoa nova e dos demais colaboradores da equipe. E se caso uma pergunta for inevitável, não esqueça de adicioná-la ao documento. Assim, você detalha e melhora ele cada vez mais.

Além disso, oferece independência para esse novo colaborador, o que pode deixar ele mais à vontade nos primeiros dias de trabalho.

Outra consideração final: o ato de colocar a pessoa nova para seguir um colaborador mais experiente, e fazê-lo observar o trabalho, não funciona! Esse é o modelo de treinamento de mais antiquado.

Pois, ao invés de fazer um funcionário mostrar tudo, não seria mais fácil gravar isso uma vez, e depois passar para cada colaborador novo? Ou um manual para estudo? Afinal, esse processo de “sombra” só sobrecarrega e atrapalha ambos funcionários, em minha visão.

Comece esse processo ainda hoje. É só imaginar que tipo de colaborador deseja para seu negócio e fazer o primeiro detalhamento de processos. Se você é dono de agência digital, se pergunte: qual a principal tarefa que gostaria de delegar? E parta deste ponto!

Se ficar com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! Para mais conteúdos sobre marketing digital, continue navegando pelo blog do Agência10X!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE