O que é PDI? Como Fazer um PDI Passo a Passo?

O que é PDI? Como Fazer um PDI Passo a Passo?

Você quer fazer a sua empresa crescer? Foque em planejamento para que o seus colaboradores também cresçam e, assim, contribuam para os seus negócios. Pensando nisso, eu preparei este conteúdo sobre como fazer um PDI. Mas, antes de tudo, vamos entender o que é esse termo. Beleza? 

Então, continue a leitura e aproveite todas as sacadas! 

Afinal, o que é e como fazer um PDI?

O PDI — Plano de Desenvolvimento Individual é um processo para os seus colaboradores. O objetivo dele é definir metas e prazos para que as pessoas saibam o que precisam fazer para crescerem. Mas por onde começar? Primeiramente, saiba que o PDI funciona a longo prazo, ou seja, o quanto mais rápido você começar, melhor será para colher bons frutos. Veja o que é preciso estabelecer:

Metas

As metas do Plano de Desenvolvimento Individual precisam estar atreladas aos indicadores da empresa. Por exemplo, você até pode ter uma meta de entregas no prazo, beleza. Mas ela precisa andar junto com outros indicadores que mostrem o resultado esperado pelo cliente. Sendo assim, defina metas individuais e metas da agência

Prazos 

Aqui entra aquele dilema: “Mas, Ricotta, se se eu precisar promover uma pessoa em determinado prazo, e não tiver caixa para isso?” Se você tiver alocado com as metas da empresa (upsell, crescimento e retenção da carteira de clientes, entre outros pontos), dá para garantir a promoção. 

Já sobre o prazo especificamente, na Mestre, nós usamos de três e seis meses. No primeiro caso, o colaborador precisa bater todas as metas. No segundo caso, é necessário atingir 70% das metas. Depois, então, nós marcamos o pitch, que é a apresentação do funcionário sobre a jornada dele dentro da empresa. 

Objetivos 

Outro ponto muito importante sobre como fazer um PDI é saber as expectativas dos colaboradores. Se eles realmente desejam ir de júnior para sênior, por exemplo, e, depois disso, se querem ter um cargo de liderança ou não, etc. 

Além disso, faça a avaliação comportamental. Ou seja, veja se os analistas sênior fazem workshop para as equipes, como se comportam em reuniões de equipe, se eles são cumpridores de tarefas, entre outros cuidados. 

Outras observações importantes sobre o PDI

Tenha em mente que definir todo o plano leva bastante tempo. Quando você estabelecer tudo, saiba, também, que nem todo mundo vai gostar. Às vezes, vai ter uma pessoa ou outra que não vai conseguir jogar esse jogo. E se esses colaboradores decidirem pela saída deles, tudo bem. O mais importante é ter tudo muito claro e seguir à risca. 

Lembre-se ainda de fazer feedbacks constantemente, pelo menos, uma vez por mês. Dessa forma, você pode passar meta por meta, conversar com o colaborador e explicar quais atitudes são ou não esperadas dele. 

Beleza? 

Espero que eu tenha te ajudado a entender como fazer um PDI. Aqui no blog do Agência10x e no meu grupo do Telegram (Agency Valley), você encontra muito mais conteúdos a respeito de gestão de agências. Aproveite!

Um forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE