Projetos Multilíngues em SEO. Como Fazer?

Projetos Multilíngues em SEO. Como Fazer?

Uma vez me perguntaram o que eu fazia em um projeto multilíngue pensando em SEO.

Se você também tem essa dúvida, neste artigo eu vou responder e explicar um pouco sobre quais cuidados tomar em projetos como esse. Confira!

1. Em um projeto multilíngue de SEO, cada idioma precisa ter seu conteúdo

Se você vai ter uma versão do seu site de um projeto multilíngue em português, precisa ter em espanhol, ou qualquer outro idioma que encaixe na sua ideia.

Para isso funcionar, eu preciso ter um relacionamento entre os conteúdos. Qual é igual a qual. Ou seja, os casos em que a arquitetura é a mesma, e só o idioma é diferente. Assim você consegue fazer um relacionamento com o robô do Google, indicando qual versão é qual.

A tag Hreflang

Esse jeito de referenciar os conteúdos para o Google é conseguido por meio de uma tag: a hreflang. Você pode colocá-la dentro do HTML, com vários detalhes e parâmetros, para indicar qual é a língua (idioma) daquele determinado conteúdo.

Assim o Google pode entender que, quando você está lendo, existe uma versão daquele mesmo conteúdo em outra língua, e os dois são iguais ou muito parecidos.

A vantagem disso é que, mesmo o seu site estando no Brasil, se alguém buscar em espanhol os termos, o buscador irá mostrar o resultado nessa língua. Basicamente, ele sabe qual mostrar, qual é o melhor conteúdo disponível no idioma daquele usuário.

Mapeie seu conteúdo

Lembra que eu disse que os conteúdos iguais precisam estar relacionados? Então, eu preciso mostrar isso para o Google, com a mesma arquitetura, apesar do conteúdo ser diferente. Só assim o processo todo irá funcionar.

É importante mostrar que os conteúdos tenham a mesma organização para que a tag hreflang possa operar da maneira correta e dizer qual conteúdo é a versão alternativa de qual, beleza?

Da mesma forma, você pode fazer essa marcação no sitemap.xml. Lá tem todas as páginas do seu site, e dentro dele podem ter as páginas alternativas para indicar qual é relacionada a qual. Assim, o mapa fica de acordo com a arquitetura que você está trabalhando na organização do site.

Isso facilita a vida do robô, ou seja, não é obrigatório, mas ajuda o buscador a consolidar os dados. Assim, a hreflang vai funcionar melhor, e você terá uma página com mais autoridade e posicionamento.

Gostou de entender melhor sobre como trabalhar com projetos multilíngue em SEO? Confira outras dicas no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE

CURSO AGÊNCIA10X:
VAGAS ABERTAS
POR TEMPO LIMITADO

Como anda a gestão e as vendas da sua agência digital? Você quer seguir do jeito atual e ficar estagnado/a ou prefere atingir um faturamento mais alto, com lucro de verdade? 

Aproveite que novas vagas foram liberadas para o Agência10x e conheça mais sobre esse curso que vai te levar a outro nível.