Como sua Agência Mostra Resultados?

Como sua Agência Mostra Resultados?

Quem nunca teve que entregar relatório para cliente, que atire a primeira pedra! Mas também já vi agências que não trabalham com esse tipo de documento ou, ainda, só fazem por demanda. Qual o seu caso? Como sua agência mostra resultados?

Independentemente da situação e da frequência, preciso reforçar a sacada do relatório.  Ele serve para comprovar um trabalho realizado, principalmente em projetos de performance. Por exemplo, se eu fiz ações para Google Ads, preciso construir um documento para mostrar quais foram as campanhas que mais funcionaram, o quanto eu tive de ROI e demais fatores do dia a dia. 

Qual a vantagem do relatório? 

O principal benefício do relatório é a oportunidade de demonstrar que você está fazendo um bom trabalho. Com isso, a chance do cliente valorizar e permanecer na sua agência é muito maior. 

Só que, na hora de montar o documento, é preciso tomar cuidado para não colocar informações demais e tornar a apresentação irrelevante. Uma sugestão que eu sempre falo é usar o storytelling, que é mostrar dados e informações em uma lógica que faça sentido para outras pessoas. Essa técnica é importante, também, porque depois, o cliente vai baixar o arquivo e ler sozinho. E é claro que ele precisa entender todos os pontos. Por isso, evite colocar imagens de gráfico tela após tela sem nenhum texto, pois isso dificulta a interpretação. 

Então, como eu montaria um relatório? Vamos lá!

O que rever na forma como sua agência mostra resultados? 

Na hora de reformular ou começar seus relatórios do zero, você pode seguir os seguintes fatores:

Problema geral 

Primeiramente, pense: qual o objetivo final do cliente? Por que ele contratou a agência? Por exemplo, se é um projeto de performance para vender mais no e-commerce dele, o primeiro fator que você tem que mostrar é a visão macro das vendas. Depois, sim, dá para falar das especificidades. A grande sacada é exibir a informação mais importante logo de cara. 

Atividades 

Em seguida, eu gosto de entrar em uma linha de atividades. Ou seja, colocar tudo o que você fez no último mês, conforme os pedidos e necessidades dos clientes. Além de todas as demandas que você fará a partir de então. Aliás, nesse momento, é a deixa certa para fazer o upsell. Falar para o seu cliente: “baseado no que resultado que a gente teve anteriormente, quero propor um aumento de investimento”. 

Futuro 

Como ficaria o projeto se você fizesse os pontos A, B e C? Ou seja, nessa parte, você deve colocar todas as possíveis melhorias, caso houvesse aumento de verba, ou, se por exemplo, usasse uma estratégia específica no site ou no Facebook do cliente, etc. 

Recapitule

Volte ao início do relatório e repasse todos os pontos: 

  • problema geral;
  • canais que melhor performaram (atividades); 
  • ações já realizadas e ações futuras. 

Além disso, o relatório precisa ser sempre apresentado. Se você só mandar por e-mail, é um tiro no pé. 

Por fim, mas não menos importante, na Mestre, a gente sempre faz os relatórios no PowerPoint. Não usamos ferramentas específicas de apresentações.  

Beleza? 

Espero que eu tenha te ajudado e que você consiga melhorar a forma como sua agência mostra resultados. 

Aproveite para conhecer outros conteúdos aqui no blog do Agência10x e no grupo Agency Valley do Telegram! 

Um forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE