Você sabia que muitas empresas e startups realizam pesquisas para saber o quanto podem ser indicadas a outros clientes? O que permite essa estimativa é o Net Promoter Score. Mas, afinal, o que é NPS? Mais do que isso, o quanto esse ponto significa um impulsor para o seu sucesso? Eu respondo todas as questões neste artigo.
Dá só uma olhada nas sacadas e comece a trilhar o caminho do pódio!
O que é NPS?
Como eu comentei brevemente, no início, a sigla NPS significa Net Promoter Score. Basicamente, trata-se de um formulário de pesquisa para você saber o quanto o seu cliente recomenda o seu serviço para outras pessoas.
Como é feito o Net Promoter Score?
O formulário deve ter uma questão muito simples, por exemplo: “Você recomendaria a Agência Mestre para amigos e parceiros?”
Já a resposta é em forma de nota que varia entre 0 a 10. Dentro dessa escala, há três perfis, veja:
- 0 a 6 — detratores (pessoas que não recomendam e até podem falar mal da sua marca);
- 7 a 8 — neutros (quem não está engajado ainda com a sua marca ou produto; e o mais provável é que se o cliente tivesse uma opção melhor, não faria negócio com você);
- 9 a 10 — promotores (pessoas que amam e, consequentemente, podem comprar outros produtos e serviços da sua marca).
O que fazer para aplicar o formulário?
Agora que você já sabe o que é NPS, vou te explicar como usar esse indicador.
Todo mundo que oferece e/ou faz produtos ou serviços pode rodar o formulário. Existem diferentes ferramentas específicas para isso. Algumas têm plano free nos primeiros meses e permitem até que você agende o envio do formulário. Sobre a frequência, eu recomendo o disparo a cada dois meses.
Outro ponto muito bacana é que o NPS mostra os resultados ao longo do ano, assim, se você estiver implementando um processo de melhoria, fica mais fácil entender a eficiência. Além disso, dá para ter a noção daqueles clientes insatisfeitos e já reverter um possível cancelamento de projeto.
Outra sacada muito bacana… Se você é freela, também vale mandar o NPS para toda a sua carteira de clientes. Pergunte o quanto as pessoas gostam do seu trabalho. Depois, mensure esses feedbacks ao longo do tempo.
Assim, sem dúvidas, você conseguirá saber o que é preciso para entregar melhores resultados e, claro, crescer profissionalmente.
Beleza?
Espero que você tenha gostado de saber o que é NPS e, claro, que consiga grandes resultados a partir disso.
Se quiser saber mais sobre empreendedorismo e gestão, confira outros artigos aqui do blog do Agência10x!
Um abraço e até a próxima!