O Que é NPS e Como Isso é Importante Para o Meu NEGÓCIO?

O Que é NPS e Como Isso é Importante Para o Meu NEGÓCIO?

Você sabia que muitas empresas e startups realizam pesquisas para saber o quanto podem ser indicadas a outros clientes? O que permite essa estimativa é o Net Promoter Score. Mas, afinal, o que é NPS? Mais do que isso, o quanto esse ponto significa um impulsor para o seu sucesso? Eu respondo todas as questões neste artigo.

Dá só uma olhada nas sacadas e comece a trilhar o caminho do pódio!

O que é NPS?

Como eu comentei brevemente, no início, a sigla NPS significa Net Promoter Score. Basicamente, trata-se de um formulário de pesquisa para você saber o quanto o seu cliente recomenda o seu serviço para outras pessoas.

Como é feito o Net Promoter Score?

O formulário deve ter uma questão muito simples, por exemplo: “Você recomendaria a Agência Mestre para amigos e parceiros?”

Já a resposta é em forma de nota que varia entre 0 a 10. Dentro dessa escala, há três perfis, veja:

  • 0 a 6 — detratores (pessoas que não recomendam e até podem falar mal da sua marca);
  • 7 a 8 — neutros (quem não está engajado ainda com a sua marca ou produto; e o mais provável é que se o cliente tivesse uma opção melhor, não faria negócio com você);
  • 9 a 10 — promotores (pessoas que amam e, consequentemente, podem comprar outros produtos e serviços da sua marca).

O que fazer para aplicar o formulário?

Agora que você já sabe o que é NPS, vou te explicar como usar esse indicador.

Todo mundo que oferece e/ou faz produtos ou serviços pode rodar o formulário. Existem diferentes ferramentas específicas para isso. Algumas têm plano free nos primeiros meses e permitem até que você agende o envio do formulário. Sobre a frequência, eu recomendo o disparo a cada dois meses.

Outro ponto muito bacana é que o NPS mostra os resultados ao longo do ano, assim, se você estiver implementando um processo de melhoria, fica mais fácil entender a eficiência. Além disso, dá para ter a noção daqueles clientes insatisfeitos e já reverter um possível cancelamento de projeto.

Outra sacada muito bacana… Se você é freela, também vale mandar o NPS para toda a sua carteira de clientes. Pergunte o quanto as pessoas gostam do seu trabalho. Depois, mensure esses feedbacks ao longo do tempo.

Assim, sem dúvidas, você conseguirá saber o que é preciso para entregar melhores resultados e, claro, crescer profissionalmente.

Beleza?

Espero que você tenha gostado de saber o que é NPS e, claro, que consiga grandes resultados a partir disso.

Se quiser saber mais sobre empreendedorismo e gestão, confira outros artigos aqui do blog do Agência10x!

Um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE