Indicadores em Marketing Digital

Indicadores em Marketing Digital

Olá! Aqui é o Fabio Ricotta e hoje vou responder uma dúvida que recebi no Facebook que é a seguinte: “Fabio, como criar indicadores em marketing digital?”.

Confira mais para saber o que eu faço para descobrir e definir os indicadores junto aos clientes!

Indicadores em marketing digital — regra dos três porquês

Bem, a regra simples que eu uso para definir indicadores em marketing digital é perguntar primeiro ao cliente: o que é importante para você?

Na maioria dos casos, os clientes respondem “gostaria de estar no primeiro lugar do Google”. A partir desta resposta, eu inicio a “regra dos três porquês”.

Em cima da resposta que o cliente me deu, eu questiono novamente, “por quê?”.

O cliente retorna novamente “porque se eu estou no primeiro lugar do Google eu recebo mais visitas e vendo mais”.

Então eu respondo: o que você quer saber é quantas vendas está fazendo por meio da busca orgânica! E geralmente, desta forma, conseguimos descobrir qual a real necessidade do cliente em um projeto.

Então, para criar os indicadores, eu uso muito a lógica do que faz sentido para o negócio. Se a empresa é um e-commerce, eu monitoro a receita, o faturamento, número de transações de área.

Para negócios que geram leads, que precisam do contato para encaminhar orçamento ou marcar a agendamento, eu acompanho o número de leads recebidos por dia e outras métricas relevantes.

O detalhe sobre indicadores em marketing digital, é que menos é sempre mais. Por que imagine a seguinte situação: você chega em uma cabine de avião e vê um monte de indicadores no painel. Como saber se está tudo bem com o voo?

É por isso que precisa dos mostradores corretos, principalmente no marketing digital, que possui uma infinidade de métricas para acompanhar.

Tire insights das métricas!

O principal ponto para escolher um bom indicador de marketing digital é determinar qual insight você tira de determinada métrica.

No momento que une à regra dos três porquês com os insights, pode ter certeza que vai conseguir um bom indicador. Por isso, sempre busque tirar conclusões das métricas que acompanha, senão, não adianta nada mensurar aquele indicador.

Então, essas são as duas dicas que eu uso para o meu dia a dia!

Para mais conteúdos que te ajudam a gerir sua agência digital, confira os demais artigos no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE