5 Formas da Sua Agência Ganhar Mais Conhecimento Técnico

5 Formas da Sua Agência Ganhar Mais Conhecimento Técnico

Quando eu comecei a Agência Mestre, uma das formas de diferenciação era ganhar mais conhecimento técnico. No início, poucas pessoas sabiam a fundo o que era marketing digital. Então, eu tive que treinar a maior parte do zero, assim como fui autodidata. 

Pensando nisso e, principalmente, em como você pode endossar a sua própria agência digital, separei cinco formas de conseguir mais conhecimento técnico. Aproveite! 

Como fazer a agência ganhar mais conhecimento técnico?  

Todas as cinco formas da lista já fizeram ou ainda fazem parte da Mestre. O bacana é que, seja a sua empresa grande ou pequena, dá para aplicar e treinar todas as equipes. Veja as cinco maneiras:

1. Leitura de livros 

O primeiro modelo que a gente utilizou foi o de pegar um livro sobre SEO e PHP. Todos os colaboradores liam e, em cada dia da semana, um explicava o que entendeu de determinado capítulo e o grupo todo fazia uma discussão. 

O Marcelo Germano tem uma saca bem parecida, chamada de método cumbuca. Funciona assim: no meio da reunião, fica um cumbuca com o nome de todos os participantes. Você tira um nome e essa pessoa deve dizer o que ela aprendeu sobre o capítulo do livro que todos leram. Caso contrário, a reunião acaba. 

O Germano defende que, com esse método, todo mundo deve estar sempre preparado. Eu acho um pouco radical, porque os colaboradores podem ter imprevistos e prioridade de outras demandas, enfim. Mas cabe a você decidir se usa isso ou não, claro. 

2. Workshops 

O segundo método para ganhar mais conhecimento técnico é fazer workshops internos, ou seja, transmitir o que você sabe para outras pessoas. O bacana é que essa solução pode estar relacionada até mesmo aos objetivos dos seus colaboradores. 

Na Mestre, por exemplo, os meus líderes precisam apresentar certa quantidade de workshops para conseguirem bater metas e ter promoções. Além disso, quando se adota esse método, dá para consolidar as informações e melhorar todo o procedimento interno da sua agência digital. No fim, todo mundo tem a chance de fazer perguntas e, assim, gerar debates. 

3. Reunião de brainstorming 

Nesse caso, o objetivo é que todo mês, cada colaborador fale o que funcionou melhor. Então, por exemplo, uma pessoa diz que fez um artigo com x maneiras e o resultado foi um grande número de visitas para o post. Ou seja, a sacada é mostrar uma inovação aprendida. 

Se a equipe for muito grande e não der tempo de todos falarem, dá para usar o método cumbuca, fazer um simples sorteio ou, ainda, aplicar o chamado elevator pitch (traduzido como “discurso de elevador”). Funciona assim: a pessoa tem três minutos para falar qual foi a melhoria conquistada, além dos métodos e ferramentas utilizadas. 

4. Participação em eventos 

A sacada aqui não é só ir aos eventos. É fundamental, também, transformar tudo o que foi aprendido em algo tangível para outros colaboradores. Para isso, você pode carregar sempre um caderninho com você em todas as palestras. Anote quais informações podem ser importantes para os seus profissionais e para a sua agência como um todo. Além disso, onde e como é possível aplicar as melhorias.

5. Acompanhamento de blogs e twitters 

Nem todo mundo tem paciência para isso, mas eu adoro seguir profissionais da área do marketing digital. Há diversas pessoas no mundo inteiro divulgando muitas informações e grandes sacadas. Muitos artigos de blog têm conteúdos técnicos muito densos e bacanas. Aliás, os textos podem funcionar da mesma forma que os livros. Sobre o twitter, no meu perfil, você também pode ver quem eu sigo. 

A partir desses cinco pontos, já dá para debater muitas informações e ter melhorias com o seu time

Beleza? 

Se você tiver mais alguma sacada sobre como ganhar mais conhecimento técnico, compartilhe neste post. Além disso, aproveite outros conteúdos sobre gestão e marketing digital aqui no blog do Agência10x

Um abraço e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE