O MAIOR ERRO de Precificação de Projetos de Marketing Digital

O MAIOR ERRO de Precificação de Projetos de Marketing Digital

Fabio, você cobra até a hora que o seu funcionário sai para reunião? 

Essa foi uma das perguntas que eu recebi durante uma aula do Agência10X. A questão sobre a precificação de projetos de marketing digital chamou muito minha atenção, por isso, resolvi falar sobre o assunto aqui. Veja só!

O grande erro de precificação de projetos de marketing digital 

O maior problema no serviço de marketing digital, mais especificamente na precificação, é não contabilizar os pormenores de tudo o que acontece com o seu cliente ao longo do mês. 

Um exemplo, certa vez, eu estava conversando com a minha equipe de marketing e eles me disseram que o atendimento com o cliente demanda muito tempo da equipe. Eram, aproximadamente, dez horas mensais. 

Só que eu não tava orçando todo esse tempo de atendimento. Eu tava contando apenas com a criação e a apresentação de relatório. Ou seja, esqueci que o cliente liga, manda e-mail, envia mensagem por skype e mais. Tudo isso demanda tempo e, consequentemente, dedicação de um profissional da agência. 

Como orçar os pormenores dos projetos? 

O primeiro fator na hora de fazer a precificação de projetos de marketing digital é saber exatamente o custo do seu projeto, contando os itens que acontecem no dia a dia. Se você tiver colaboradores, uma boa sacada é dar uma folha de papel para eles e pedir que anotem absolutamente tudo o que ocorre na rotina de atendimento ao cliente, além de quanto tempo cada tarefa necessita. 

Atenção na hora de contabilizar o tempo de trabalho dos colaboradores 

Depois de saber quanto tempo cada projeto demanda, você vai precisar avaliar o tempo de trabalho dos seus colaboradores. O certo é considerar todo o período ocioso da equipe, ou seja, considere até a hora do cafezinho. 

Exemplo: você contratou um profissional como CLT, beleza, são oito horas por dia de trabalho, certo? Só que não pense que a pessoa vai produzir oito documentos de uma hora. É necessário descontar aqueles minutos que o profissional levanta para tomar uma água, sai durante 15 minutos para dar uma respirada, relaxar a cabeça, etc. 

Mas, como calcular o tempo de trabalho dos funcionários, então? O que eu recomendo é que você considere o total de horas da jornada e multiplique por 0,8. Ou seja, em 80% do tempo, a pessoa estará produtiva. 

Eu descobri isso registrando todo a trajetória de trabalho das profissionais da Agência Mestre. Mais uma sacada é procurar saber o seu comportamento e o da sua equipe, assim, fica mais fácil ter uma ideia dos possíveis entregáveis da semana. 

Orçando reuniões da maneira correta 

Sobre as reuniões, uma jeito certo é procurar fazer tudo dentro do seu escritório ou por Skype, fora isso, é interessante ter um tempo e ata super definidos. Isso evita a possível perda de tempo de uma equipe que sai e acaba pegando trânsito, por exemplo. Toda a tarefa que você tiver, multiplica o tempo por 0,8. É aquela velha história de por uma gordurinha. 

Só não se esqueça de alinhar a expectativa com o cliente. Diga para ele que vocês têm, suponhamos, meia hora de atendimento por semana. Isso tudo conta com: troca de mensagens por e-mail ou skype, ligações por telefone, etc. 

Além disso, tenha consciência de que aquilo que seu cliente pedir e se não estiver no seu escopo, precisa ser orçado. Isso vale não só para marketing digital, mas também para qualquer outra área.

Pense: se você não orça corretamente, qual o impacto gerado na sua empresa? A perda de lucratividade será sua! É preciso estar sempre atento à precificação dos serviços de marketing digital! 

Beleza? Aproveite mais conteúdos aqui no blog do Agência10x e nos vídeos do meu canal no Youtube

Abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE