Como Remunerar o Time de Vendas da Agência

Como Remunerar o Time de Vendas da Agência

Fala, galera! 

Vou responder uma das dúvidas que mais chegam na minha caixinha do Instagram. Acredito que a cada 100 empreendedores, 90 querem saber: como remunerar o time de vendas da agência? 

Avalie o perfil do vendedor 

Antes de tudo, você precisa pensar o que motiva o vendedor. Basicamente, existem dois pilares. O primeiro é o desafio, ou seja, a pessoa é movida a metas. Sem dúvidas, ela tem um perfil mais “agressivo”. 

Aliás, você pode usar o método DISC para avaliar a personalidade do profissional ou, simplesmente, perguntar qual o hobby dele. Geralmente, um bom vendedor gosta, por exemplo, de maratonas, poker, kart, enfim. 

Já o segundo pilar é a recompensa. No mundo dos negócios, podemos explorar a gratificação ou com experiência ou com remuneração. 

O que ofertar para o time de vendas da agência?  

No caso de uma agência digital, é possível dividir parte dos lucros com o vendedor. Mas, afinal, como fazer o pagamento do time de vendas da agência? Existem três possibilidades: 

Fixo 

No cenário geral, o que eu não recomendo é o modelo fixo. O vendedor precisa ter algo atrelado à performance dele para desafiar e recompensar. Os próximos já são realmente interessantes. 

Fixo + variável

O valor permanente não pode ser grande o suficiente para saciar o vendedor. No meu modo de ver, o colaborador precisa ganhar o salário fixo mais baixo possível. Assim, o variável se torna um potencial para complementar a renda. 

100% variável 

Neste terceiro modelo, você pode até pensar: “Ah, Ricotta, é o jeito mais fácil”. Só que lembre-se que é preciso definir o mínimo de salário para o colaborador e, depois, estabelecer um variável. Ou seja, é o mesmo caso do método anterior. 

Modelo Variável 

Hoje em dia, eu aplico o modelo variável para remunerar o time de vendas da agência Mestre. E aí o que fica dentro da variante é:

Comissão 

É feita frente ao valor fechado do projeto. Por exemplo, se o vendedor fechou um negócio de 50 mil reais, eu retiro os impostos, e aí aplico o valor de comissionamento (percentual de acordo com as suas possibilidades). Todos os valores precisam ficar dentro da sua planilha de precificação. No curso do Agência10x, eu ensino tudo isso direitinho. 

Uma observação: o percentual pode ser um pouco maior para projetos de ticket mais baixo. Assim, o trabalho fica ainda mais interessante e, principalmente, desafiador para o vendedor. Depois, você precisa definir se vai pagar a comissão em uma vez ou diluir em vários pagamentos. Avalie isso com o seu contador. 

Bonificação  

A bonificação é algo mais recente para nós, o adicional funciona com base em metas. Por exemplo, eu defino um objetivo e, se o meu colaborador passa do estabelecido, eu pago um valor fixo de x reais. O que eu quero com isso? Que a pessoa não fique só batendo metas, eu quero que ela estoure. 

Vale lembrar, também, que os valores para remunerar o time de vendas da agência deve ser com base nos seus lucros. 

Agora, se você está pensando: “Quando eu pago para o vendedor?” Só depois que o contrato for assinado e a sua agência receber a primeira parcela do cliente. Isso porque tem vendedor que adora assinar um monte de contratos, mas na hora de receber, o negócio não vai para frente. 

Beleza? 

Eu espero que você tenha gostado dessas sacadas. Não deixe de aproveitar mais informações sobre gestão aqui no blog e, claro, no meu curso do Agência10x

Um forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE