Entenda as Principais Estratégias Para Escalar Sua Agência Digital

Entenda as Principais Estratégias Para Escalar Sua Agência Digital

Se você é um empreendedor ambicioso e inconformado, como eu, que está sempre visualizando o próximo passo para o seu negócio e mirando na escalada, precisa começar entendendo que escalar não é simplesmente “crescer”.

Crescer pode significar muita coisa, como por exemplo aumentar o número de funcionários na equipe, o número de clientes ou até mesmo o tamanho do escritório — mas isso realmente significa sucesso? Aí é preciso entender o que está nas entrelinhas.

Ter uma equipe de mais de 100 pessoas não é sucesso se o time for improdutivo e de que adianta ostentar 100 clientes se eles pagam pouco ou a taxa de churn é alta? Entendeu onde eu quero chegar? Escalar significa crescer com sustentabilidade do negócio a longo prazo e alta lucratividade. 

Quer entender mais sobre o assunto? Então leia este artigo para conferir quais são os principais desafios e estratégias para escalar sua agência digital. 

Escalabilidade de uma agência digital: principais desafios

Antes de falar sobre as estratégias para escalar, preciso falar sobre os principais desafios. São eles:

Gestão de recursos

Tempo e dinheiro são peças fundamentais para a escalabilidade de uma agência. Quando alguém contrata o serviço da sua agência, ela está pagando pelo tempo e pelo conhecimento do seu time e, por isso, esse tempo deve ser muito bem contabilizado e devidamente cobrado — e tempo é dinheiro. 

Manutenção de qualidade

O padrão de qualidade é essencial para conquistar e manter clientes na sua agência e, por isso, o crescimento da equipe e a contratação de novas pessoas deve ser acompanhado de muito perto para garantir que todos trabalham oferecendo essa mesma qualidade.

Atração e retenção de talentos

O mercado de marketing digital está extremamente aquecido, dificultando a contratação e a retenção de bons profissionais, que estão sempre pulando de oportunidade em oportunidade ao receberem novas propostas. Por isso, encontrar as melhores estratégias de fidelização é muito importante.

Fluxo de caixa

Para garantir o fluxo de caixa positivo, é preciso focar ao máximo em conquistar clientes que pagam bem e manter a lucratividade alta.

Estratégias para escalar: conheça os 3 pilares

Agora que você já entendeu quais são os principais desafios de escalabilidade de uma agência digital, chegou a hora de conferir as estratégias que adotamos na Agência Mestre para crescer de forma sustentável e contínua, e elas se baseiam em 3 pilares fundamentais:

Precificação

Eu sempre bato na tecla da precificação porque se você não sabe como cobrar corretamente pelos serviços na sua agência, ela nunca vai alcançar o sucesso. É impossível escalar com precificação errada e, por isso você não pode, de maneira alguma:

  • copiar o preço da concorrência;
  • se basear em preços sugeridos por associações ou sindicatos;
  • errar nas suas contas de custos;
  • deixar de listas tarefas e entregáveis;
  • esquecer de levar os impostos em consideração;
  • se equivocar com despesas fixas e variáveis;
  • calcular uma porcentagem de lucro que desconsidera as condições do mercado.

Lembre-se sempre: seus custos são únicos e, por isso, sua precificação também deve ser, e ela precisa ser estrategicamente estabelecida.

Equipe

Uma empresa é feita de pessoas e, sendo assim, o desempenho da sua equipe afeta diretamente o sucesso da sua agência.

Para garantir esse desempenho é necessário:

  • garantir bons processos de recrutamento e seleção;
  • estabelecer e documentar processos minuciosos;
  • controlar o nível de produtividade por meio de softwares de tarefas;
  • garantir que todos entendam que o crescimento profissional de cada um está atrelado ao crescimento da empresa.

A cultura da sua agência deve ser focada em resultados e os funcionários devem ter clareza de como é possível gerar resultados junto ao time e o que é esperado de cada um deles, de acordo com sua função. 

Clientes

Por último, mas não menos importante, os clientes, é claro, afinal são eles o combustível que faz a roda da agência girar. 

Para manejar bem esse pilar, é preciso entender bem quais são os tipos de clientes mais comuns em agências digitais e entender que é preciso encontrar o seu perfil de cliente ideal e buscá-lo ao máximo.

Conquistar novos clientes todos os meses, mantendo a roda girando, é muito importante e por isso é preciso garantir que os canais de aquisição da agência estejam funcionando, assim como as estratégias de prospecção de clientes.

Por fim, tenha em mente, também, que clientes tóxicos precisam sair o mais rápido possível porque eles desrespeitam os processos e a equipe da sua agência e se tornam muito prejudiciais ao negócio.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para complementar seus conhecimentos assistindo também ao vídeo que saiu lá em meu canal do YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE