Múltiplos Decisores — Como a Agência Pode Sobreviver

Múltiplos Decisores — Como a Agência Pode Sobreviver

Fala, galera! 

Mais uma vez, eu recebi uma dúvida muito interessante, é a seguinte: “Quando tenho múltiplos decisores em um projeto, como é possível negociar?”

Quem trabalha em agências digitais ou em outras empresas sabe que é comum ter projetos com várias pessoas que tomam as decisões. Eu já passei por essa experiência e posso afirmar que é um caos. Isso porque um tomador de decisão fala que sim, o outro diz que não e o terceiro fica no meio termo. 

Afinal, como contornar essa situação da melhor forma? É isso o que eu vou te contar neste artigo. Confira! 

Como lidar com múltiplos decisores? 

O primeiro cuidado deve ser quando você vai fechar um projeto e o possível cliente diz: “Vou ter que rebater a proposta com os meus sócios”. 

Para mim, nesse momento, não existe coisa pior. Afinal, você se preparou, fez o melhor modelo de apresentação comercial, explicou todos os pontos, só que a pessoa quer passar a decisão, também, para alguém que nem estava na reunião. Sem contar que o objetivo dessa segunda pessoa é só negociar o preço, muitas vezes, ela não quer nem saber do escopo e dos seus diferenciais. 

Então, o que fazer? O ideal é que logo no onboarding, você explique que na sua agência existe o processo de passar as tarefas para a aprovação do cliente. Só que não deixe isso aberto. Ou seja, combine que todos os entregáveis serão aprovados apenas por um profissional, ou, se for o caso, cada material até pode ser validado por uma pessoa. Tudo bem. 

O mais importante é não deixar que, por exemplo, um conteúdo passe pela revisão de várias pessoas. 

Atenção para o contrato

Não basta acordar verbalmente a aprovação dos materiais da sua agência. Para resolver a questão de múltiplos decisores, o contrato é o seu maior aliado. O documento precisa informar que, durante o projeto, você precisa de uma pessoa para aprovar os entregáveis dentro de um determinado prazo

Além disso, para evitar várias refações nos entregáveis, deixe claro para o cliente que o processo precisa ser objetivo e dinâmico, por exemplo, não dá para enviar 96 artigos em um ano, mas para aprovar um conteúdo, a pessoa leva 15 dias. O alinhamento com o cliente é muito importante para você ter autonomia com os projetos

Outro ponto: vale colocar que, após determinado prazo de aprovação, os materiais serão validados automaticamente. Se isso não for feito, há o risco de lá na frente, o cliente falar que a sua agência não está trazendo resultados. 

Há também a possibilidade da pessoa te dizer: “Quero que refaça tudo, porque o tomador de decisão antigo não tinha autonomia”, mas esse problema não foi causado por você nem pelos colaboradores da sua agência. Se for o caso, avalie a refação e cobre por esse serviço. 

Com todas essas sacadas, eu posso te dizer que ficará mais fácil tocar os seus projetos. A metodologia e a clareza do contrato faz toda a diferença. Beleza? 

Continue aqui no blog do Agência10x, o espaço com mais conteúdos sobre gestão e vendas para donos de agências digitais! 

Um abraço e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE