Planejamento Estratégico — Compartilhando sua Visão para Agência

Planejamento Estratégico — Compartilhando sua Visão para Agência

Olá. 

Neste artigo, eu quero dividir com você uma sacada que eu fiz no final de 2019 e que tem nos ajudado na Agência Mestre. Aliás, muitas empresas e cursos de gestão também falam desse assunto, mas no mercado de agências digitais, raramente, tocamos no ponto que é: planejamento estratégico. Essa tarefa é crucial para você conseguir ter escala e conhecimento ao longo da jornada. 

Como fazer um planejamento estratégico para agência digital?

Imagina a seguinte situação: você está em um ponto e vê um ônibus chegando, mas com o letreiro apagado. Ele encosta e abre a porta, então, você entra ou não? Será que vale a pena ir, mesmo sem saber o destino? 

Talvez, essa lógica do ônibus sem o paradeiro claro, é a mesma que você já viveu diversas vezes na sua vida profissional. Ou seja, as empresas em que você trabalhou, nunca te falaram qual era a rota a ser seguida. 

Na sua agência, é preciso fazer diferente. O ideal é traçar e mostrar quais são os seus próximos passos. Veja como fazer isso: 

Estabeleça início e chegada 

O planejamento estratégico precisa mostrar:

  • onde você está; 
  • para onde deseja ir; 
  • como percorrer o caminho.

Defina os indicadores com o modelo OKR 

Na Mestre, eu usei o modelo OKR (Objectives and Key Results) ou, traduzindo, Objetivos e Principais Resultados. Esses parâmetros são o que vão “desenhar” a sua trajetória do ponto A para o ponto B

Apresente o norte para seu time

Depois de definir os seus parâmetros, é preciso apresentar todo o planejamento estratégico para o seu time de líderes. Caso a sua agência digital ainda não tenha lideranças, mostre os planos para os colaboradores, no geral. 

Só tome muito cuidado, pois é fundamental contar com pessoas que tenham um conhecimento básico, pelo menos, sobre planos estratégicos. Se não, os colaboradores ficam muito presos a detalhes e não focam no destino final. 

A definição e apresentação pode ser feita uma vez por ano. 

Decomponha os macro em micro parâmetros  

Juntamente com a sua liderança, é possível organizar as tarefas para todas as equipes da agência digital. Ou seja, com mais gente que compre e execute a ideia, fica mais fácil movimentar a sua empresa em menos tempo. 

A sacada é mostrar a clareza de onde você quer chegar e, assim, percorrer o caminho acompanhado de outras pessoas. 

Como chegar os indicadores? 

Além de definir o planejamento estratégico, é claro que você precisa fazer o acompanhamento dos indicadores. Na Mestre, nós fazemos isso de forma mensal. É como se eu verificasse no Waze se a rota do ônibus está correta. 

Seja você uma “eugência” ou agência com cinco, dez ou 50 pessoas, não importa. Para chegar em lugares desafiadores, você vai precisar da ajuda de todos os colaboradores

Beleza? 

Espero que você tenha gostado deste post. Aproveite para conferir outras estratégias de gestão de agências aqui no blog do Agência10X!

Até a próxima. Um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE