Pré-Atendimento Comercial — Devo Utilizar Isso?

Pré-Atendimento Comercial — Devo Utilizar Isso?

Hoje eu e você vamos falar de agência para agência! Se você já trabalhou com estratégias de Inbound Marketing em seu negócio, provavelmente já ouviu falar de pré-atendimento comercial.

Eu considero esse um fator essencial que pode ser incluso na sua equipe do comercial para te ajudar a vender com qualidade.

Atualmente, aqui na Mestre fazemos o que seria um piloto da pré-venda, confira!

O que a pré-atendimento comercial faz?

A parte de pré-atendimento comercial tem como função fazer uma prospecção completa sobre o possível cliente e montar um briefing para a equipe do comercial.

Como eu e você aprendemos com Inbound Marketing, muitas pessoas ainda não estão preparadas para comprar. Então, cabe também a pré-venda avaliar se o lead é ou não qualificado.

Não aconselho colocar uma pessoa para cuidar do começo do processo de venda para uma empresa que possui um ticket baixo. Afinal, haverá um aumento de custo. Em contrapartida, você ganha por outros ângulos.

Com a parte de pré-venda, você atende mais rápido o seu lead e ele acaba pensando mais na sua empresa e no problema pelo qual ele está passando. Por conta disso, é mais fácil de convertê-lo.

Então, quando um lead chega para mim aqui na Mestre, a nossa pré-venda faz algumas perguntas que o qualificam. Entre as coisas que avalio estão:

  • ver o timing — conseguimos fazer um bom trabalho para quando ele precisa?
  • avaliar se ele tem condições de investir na solução do problema dele;
  • julgar se temos a equipe necessária para resolver aquele problema, entre outros pontos.

Resumindo, a pré-venda faz uma triagem das pessoas que estão procurando o nosso serviço e agenda um contato dos leads qualificados com o comercial.

Eu aconselho avaliar a qualidade da sua pré-venda por alguns critérios. Veja se ela faz um atendimento rápido, se está conseguindo qualificar corretamente os leads, se sabe sanar as dúvidas da equipe comercial — e principalmente — se faz muitos agendamentos.

Qual o papel do comercial na pré-venda?

É do meu entendimento que quando há uma pessoa focada em pré-venda, o vendedor da equipe de comercial recebe uma pessoa pronta.

Assim, já conhece suas dores e pode traçar de forma mais eficiente um plano para solucionar os problemas dela.

A partir disso, ela faz uma apresentação comercial visando o fechamento do negócio.

Com uma boa pré-venda, o comercial pega um lead pronto e pode focar somente na proposta e se preparar para possíveis objeções.

Assim, sua empresa ganhará mais performance a médio e longo prazo, já que cada membro da equipe se concentrará naquilo que é bom.

Gostou deste artigo? Você tem pré-atendimento comercial na sua empresa? Conte para mim como você está fazendo!

Para mais dicas de como acelerar a lucratividade de sua agência digital, continue acompanhando o blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE