Como Criar Uma Cultura de Vendas na Agência Digital

Como Criar Uma Cultura de Vendas na Agência Digital

Donos de agências digitais precisam dar atenção a um ponto que pode fazer total diferença no crescimento do negócio: a cultura de vendas. Pensando nisso, vou passar o que penso sobre o assunto e o que tenho aplicado nos últimos anos.

Dicas para estabelecer uma cultura de vendas

Listei alguns tópicos relevantes, acompanhe:

Não seja o gargalo da sua agência digital

Quero começar com a dica de que, se você é o único dono da agência digital, se não tem sócios, a melhor dica é que você esteja mais ligado às responsabilidades de topo, ou seja, não muito operacionais. Mas, se a sua agência conta com dois ou três sócios, por exemplo, vocês podem se dividir entre os setores, cada um ficando responsável pela direção de uma área.

Independentemente do seu contexto, em ambos os casos, é importante que você entenda que não pode ser o gargalo da sua agência. Ou seja, não pode fazer com que tudo dependa de você, e assim também será com a área de vendas.

Tenha metas claras

Na Agência Mestre, cada vendedor tem sua meta (de acordo com seu cargo) e o grupo também tem uma meta a ser batida em equipe.

Lembre-se de que as metas não podem ser impossíveis de serem batidas. Elas podem ser difíceis, mas não inalcançáveis. Afinal, isso pode desestimular os colaboradores.

Tenha processos claros

Isso vai facilitar o entendimento dos seus vendedores, permitindo que eles consigam transitar em todos os momentos, com muito mais eficiência.

São exemplos de processos que você precisa ter de forma clara:

  • processo de abordagem;
  • processo de briefing;
  • processo de criação de propostas;
  • processo de follow-up;
  • processo de colocar um contrato na mesa;
  • entre outros.

“Desenhar” os processos leva tempo e conta com muitos detalhes. Tenha atenção ao passar por todo esse caminho.

Crie rituais de venda

Para criar uma cultura de vendas, você tem que ter rituais de venda. por exemplo: você pode analisar semanalmente os indicadores da área de vendas, fazer coaching de vendas, educar seu time sobre objeções, tirar dúvidas, entre outras ações para que seu time consiga entender como se desenvolver e vender melhor.

Acompanhe os indicadores principais

Aqui na Mestre, por exemplo, utilizamos o PipeDrive para analisar as oportunidades que o time de vendas recebeu, quantas propostas colocaram na mesa, quantas estão em follow-up, quantas estão em contrato e quantas assinaram.

Ou seja, eu preciso saber os percentuais de transição para entender a efetividade da minha equipe e para que cada vendedor seu se compare frente à média e comece a se impulsionar a melhorar.

Se você quer ter essa cultura de vendas na sua agência digital, precisa fazer isso aos poucos.

É preciso:

  • ter mais pessoas;
  • educar o time;
  • ter processos claros;
  • estipular metas alcançáveis;
  • acompanhar a equipe e treinar;
  • fazer feedbacks por meio da análise de números.

O que achou? Comente e continue aprofundando seus conhecimentos com os conteúdos do blog Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE