Os Riscos da Contratação

Os Riscos da Contratação

Recebi esta pergunta no meu Instagram (@fabioricotta) sobre os riscos da contratação: “Como me livrar do risco de contratar alguém para vendas e o profissional roubar meu cliente em potencial?”. Tenho alguns comentários a fazer sobre isso e outros tópicos relacionados.

Entenda mais sobre os riscos da contratação

Faz parte do risco do empreendedorismo ter situações como essa. Não há como impedir completamente algo assim.
liberte-se mentalmente desse pensamento, entenda que faz parte. E se você ficar preso a isso, com o tempo, vai se sentir limitado.

Existem outros riscos em relação à contratação, como o risco de a pessoa não dar certo. É quando surge aquele pensamento de “será que se eu contratar essa pessoa, ela vai conseguir fazer o trabalho dela da forma que espero?”.

Para cada risco existe um gatilho

Se você tomar medidas para que a pessoa entenda o que deve fazer e entregar, o trabalho desempenhado estará mais alinhado.

Por exemplo: ter um descritivo de cargo com atividades listadas, delegar bem as tarefas e seus objetivos e fazer feedbacks incrementais para que a pessoa se desenvolva.

Se tudo isso não der certo, valide durante o período de experiência — você tem os 90 dias de experiência para aplicar esses métodos e validar se essa pessoa deve ou não continuar na sua agência.

As pessoas têm medo de serem substituídas e veem isso como um risco. Porém, é preciso entender que esse “risco” é positivo.

Por que esse risco pode ser positivo?

O que você mais tem que querer é que as pessoas façam como você e até melhor;
quanto mais tomarem as tarefas que você está fazendo, mais você vai poder assumir atividades do próximo nível.

Sobre o risco de contratar alguém e essa pessoa não “casar” bem com as outras e até mesmo com você: nesse caso, é importante que sua agência digital tenha um culture code, ou seja, uma cultura estabelecida. Isso vai ajudar na hora de contratar, pois será mais fácil de validar na hora da entrevista se essa pessoa está ou não alinhada aos valores e cultura da agência.

Contratar uma pessoa envolve riscos, mas lembre-se que o pior que pode acontecer é não dar certo. Se isso acontecer, saiba que está tudo bem. Isso faz parte do processo.

Se estiver dentro do período de experiência, faça o desligamento com mais facilidade. Se não estiver mais dentro desse período, siga os passos corretos para finalizar a jornada e cada um seguir seu caminho com tranquilidade.

Seja o mais rigoroso possível na contratação. Valide o máximo que puder com perguntas bem abertas e lembre-se de que, o melhor que pode acontecer é dar certo, e pode dar.

O que achou da abordagem deste tema aqui no blog Agência10x? Continue navegando em nossas categorias e impulsione sua agência digital!

➡️  Precisa da ajuda de algum profissional de recrutamento e seleção? Recomendo que conheça a Empregga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE