É Importante Preparar Um Relatório Anual Para os Clientes?

É Importante Preparar Um Relatório Anual Para os Clientes?

Recebi uma pergunta no meu Instagram sobre a importância de preparar um relatório anual completo para o cliente. Isso porque, para trabalhos recorrentes, o comum é criar relatórios mensais. Mas a resposta para esta pergunta é simples e vou compartilhar com você hoje!

Fazer ou não relatório anual para os clientes?

Tudo depende do momento em que o projeto do cliente está. Quando eu digo “momento”, me refiro a fase em que o seu cliente está. Ou seja, essa questão do relatório não é sobre a virada do ano, mas sim sobre o andamento do projeto.

Se o seu cliente entrou na casa em novembro, não faz sentido criar um relatório do mês anterior de novembro até janeiro.

Como funcionam os relatórios na Agência Mestre?

Temos uma visão mensal, consolidação na metade do ano e um relatório de renovação, quando o projeto está para encerrar.

O que é importante ter em um relatório “de renovação”, o relatório completo?

O que você combinou de resultado com o cliente? No início do projeto, ao fechar com o cliente, você conheceu o objetivo do cliente e estabeleceu o ‘ponto A’ e o ‘ponto B’, ou seja, de onde iria sair e onde teria que chegar. Com base nesse conhecimento, você saberá quais resultados precisam estar no relatório. Afinal, se sabe o que é importante para o cliente, entenderá quais indicadores precisam ser avaliados e demonstrados.

Além do essencial, você pode utilizar outras informações que sustentam seus dados e seus argumentos. Se você conseguiu chegar ao ponto B ou mesmo o ultrapassou, pode acrescentar argumentos que, por exemplo, vão validar um possível aumento de investimentos.

O importante em um relatório é contar uma história. Demonstre como você saiu do ‘ponto A’ e chegou até o ‘ponto B’, valorizando as estratégias aplicadas.

Tenha atenção com os detalhes

Tenha atenção com a harmonia da sua apresentação. Tenha atenção com a transição entre as informações, com o layout dos slides e com a forma como você está dispondo os dados.

Todos os detalhes influenciam na compreensão do relatório e você precisa ter cuidado para não colocar informações diferentes demais e causar um desconforto.

Independentemente se é trimestral, semestral ou anual, é fundamental que toda vez que você for fazer a apresentação do seu relatório, colha as objeções dos clientes e se prepare para a próxima vez.

Você tem que ter clareza que talvez o seu relatório não resolva todas as dúvidas. Mas não se preocupe, pois é exatamente por isso que você vem apresentando relatórios mensais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE