Refação na Agência Digital — Como Lidar Com as Alterações Solicitadas Pelo Cliente?

Refação na Agência Digital — Como Lidar Com as Alterações Solicitadas Pelo Cliente?

Hoje você vai saber mais sobre como lidar com refação na agência digital. Ou seja, quando seu cliente pede muitas alterações fora do seu escopo. Confira as dicas e prepare-se para otimizar seus processos!

Como lidar com a refação na agência digital?

Na Agência Mestre, optamos por cumprir o que foi definido no escopo — quanto mais específico você for no contrato, melhor para você. Liste as etapas, os entregáveis e não volte atrás nos limites estabelecidos, exceto se for feito um novo orçamento.

Como “educar” melhor os nossos clientes:

Apresente e reapresente “as regras do jogo” — tudo o que você listar na proposta comercial e no contrato, também precisa ser reapresentado no início do projeto.

Está tudo bem trocar de ideia e de opinião. O problema é você assumir o custo disso.

O que você precisa fazer para não assumir o custo da refação?

Mencione tudo o que será entregue e as quantidades de alterações — contemple, pelo menos, os principais pontos — layouts, banners, e-mails, artigos, entre outros. Estabeleça quantos são os dias de prazo para pedir alteração, devolutiva, etc.

Além disso, no primeiro dia de reunião, converse sobre as “regras” e limites do projeto no início do trabalho e documente a reunião em uma ATA para garantir que tudo foi apresentado.

A refação é normal e ela vai existir. É necessário prever e precificar, mesmo que fique “mais caro” para o cliente. Você precisa contemplar o seu tempo de trabalho no valor cobrado.

O que não pode acontecer?

Você não deve aceitar um pedido de refação fora do seu escopo ou fora dos seus limites. Por isso, utilize as informações que você tem documentadas para reforçar a importância de orçar novamente.

Na sua agência, você inclui as possíveis alterações em seu contrato? Deixe nos comentários e compartilhe comigo o que você tem feito que tem dado certo por aí!

Aproveite e veja outros artigos do blog Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE