Você Deve Vender Apenas Um Setup do Projeto?

Você Deve Vender Apenas Um Setup do Projeto?

Tenho um grupo de mentoria para algumas pessoas que já concluíram o Agência10x e uma das perguntas desse momento de acompanhamento foi: “Ricotta, por acaso, como você enxerga o modelo de trabalho de entregar só o setup, colocar tudo para rodar, mas deixar na mão do cliente?”. Vou falar disso hoje por aqui. Entenda se você deve ou não vender apenas um setup do projeto!

Acabe com a dúvida sobre vender apenas um setup do projeto

Minha lógica começa com o questionamento: será que esse processo é mais barato? É importante que você faça uma precificação responsável porque, geralmente, o setup é algo de mais valor em um projeto, pois é o que exige muita energia.

Muitas vezes, o maior investimento de tempo das agências fica no início do projeto. Isso porque a etapa inicial exige mais atenção das equipes para montar tudo o que vem pela frente. Os primeiros meses são mais intensos e é importante que você veja como vai ser feito o pagamento.

Um projeto com um escopo de entregáveis e etapas contínuas é, geralmente, dividido em 12 meses. Mas, os maiores custos não estão na recorrência, e sim no início do projeto.

Quando alguém chega e fala “poxa, Ricotta, eu vi o seu preço e não quero o projeto anual, mas só o setup”. Nesses casos, preciso compartilhar como trabalhamos na Agência Mestre.

Por exemplo: quando esse pedido é feito para projetos de consultoria de SEO, repassamos para o cliente que o valor somente do setup é, em média, 80% da quantia cheia, ou seja, bem próximo ao preço total. Isso porque, como já expliquei, esse planejamento e criação de tudo o que será feito nos próximo meses é o “trabalho grosso”, é muito importante e despende maior tempo e esforço. O restante está mais relacionado à relatorização e acompanhamento.

Planeje-se e faça sua escolha

A questão não é gostar ou não gostar desse modelo de trabalho, mas sim se planejar em relação à previsão de caixa que você pode ter.

Se você tem noção do quanto vai entrar nos próximos 12 meses, consegue se planejar melhor e tem mais garantia para fazer investimentos — como ir para um lugar novo ou mesmo contratar mais pessoas.

Além das questões financeiras, outros dois pontos precisam ser considerados:

  • com o modelo anual, você ganha mais tranquilidade para organizar até mesmo as demandas internas da sua agência digital. Sua equipe não se sobrecarrega só com atividades intensas;
  • nesse modo de acompanhamento anual você também valoriza mais o projeto do cliente, consegue acompanhar e dar mais suporte para que tudo seja implementado e gere resultados.

Já fiz esse modelo? Já. Mas, hoje, opto por não fazer mais e não recomendo. Vale a pena você analisar seu caso.

O que você acha sobre esse assunto? Deixe um comentário e continue no blog do Agência10x!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE