Estabeleça Indicadores de Desempenho e Meça seus Resultados

Estabeleça Indicadores de Desempenho e Meça seus Resultados

Fala, galera! Há um tempo, eu recebi uma pergunta sobre como usamos os indicadores na Mestre. Para começar, já adianto que nem sempre tivemos isso bem estabelecido, tá? Na verdade, lá atrás, não havia nenhum indicador. Se você ainda não tem também, sem problemas, nunca é tarde para começar. Para te ajudar, dá só uma olhada nas sacadas e determine os seus indicadores de desempenho! 

Como definir indicadores de desempenho? 

A primeira regra é entender qual é o impacto do seu trabalho. Quando eu comecei a definir os indicadores, isso foi na área SEO, eu pensei: o que mensuro? Ou, seja, em qual ou quais informações preciso ficar de olho? 

Para os clientes, as vendas são o foco. Mas, se o projeto não for especificamente de um e-commerce, é preciso pensar em outros indicadores de desempenho. Então, o ideal é usar a métrica de visitação orgânica do Google. 

A partir desse pensamento foi que criamos o primeiro indicador. 

Já na equipe de inbound isso é diferente. Semanalmente, observamos visitação, número de leads gerados e quantidade de clientes. Dentro disso, nós também temos uma meta mensal. Aliás, uma sacada para definir as suas metas é pegar o número de resultados do último mês e fazer 10% a mais. Assim, em um ano, você terá crescido 30 vezes mais. 

Além daquelas métricas, também é importante você ter um cronograma muito bem definido. Outro ponto é olhar para o número de entregas feitas aos clientes. 

Mais um dos indicadores de desempenho que usamos é o de NPS (Net Promoter Score), que é uma grande solução para os clientes darem um feedback claro e objetivo. Assim, você pode acompanhar ainda mais o andamento do projeto e, claro, tirar outras soluções do papel. 

Atenção para as particularidades 

É claro que não são todos os indicadores de desempenho que servem para todas as áreas. Você precisa adaptar as métricas por área da empresa e por tipo de trabalho. Mas atenção: evite criar muitos indicadores de uma só vez, porque acompanhar todos será muito maçante. 

Então, comece com uns dois e vá monitorando. O mais importante: olhe para as métricas pensando na escalabilidade da sua agência digital. 

Beleza? 

Espero que eu tenha te ajudado. Se você tiver mais dúvidas, deixe nos comentários ou, ainda, nas minhas redes sociais. Além disso, aproveite outras sacadas sobre gestão de agências aqui no blog do Agência10x!

Um abraço e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE