Como Cobrar o Cliente da Sua Agência Digital

Como Cobrar o Cliente da Sua Agência Digital

Olá!

Você está na fase de pensar em como estruturar o seu modelo de cobrança? No meu curso do Agência10x, eu falo bastante sobre isso. Mas vou dar um spoiler aqui para você. Vale a pena conferir e entender uma boa sacada de como cobrar o cliente da sua agência digital! 

Modelos de cobrança para serviços de marketing on-line

Na Mestre, a gente começou vendendo serviços de SEO, então, a ideia foi orçar um valor por projeto e cobrar mensalmente. 

Nesse sentido, existem três modelos:

  • free fixo: valor permanente cobrado todo mês;
  • free fixo variável;
  • 100% variável. 

Qual a melhor forma de cobrar o cliente da sua agência digital? 

Dos três modelos citados no tópico anterior, o que eu considero o melhor para agência digital é o free fixo. “Mas, por que, Ricotta?” É que ele é justo para ambos os lados. Funciona assim: existe um trabalho a ser feito, você passa o orçamento, o valor e o custo é parcelado. Por fim, o cliente paga conforme o que você entrega. 

No caso da modalidade free fixo variável, só é interessante quando você já trabalhou no projeto e sabe que realmente há boas oportunidades. Caso contrário, eu não recomendo, porque você não tem controle total da empresa e dos lucros da outra pessoa. 

O mesmo raciocínio anterior vale para o modelo de 100% variável. Você não tem certeza se os produtos serão entregues conforme o combinado, por exemplo, então o lucro fica incerto. Além disso, depois que acabar o contrato, você vai continuar ganhando perpetuamente? Não. 

Não esqueça de colocar as informações em um contrato 

Eu conheço várias agências que já funcionam há alguns anos, mas ainda não têm contrato para os projetos. Muito cuidado com isso! O contrato é a melhor maneira de definir e formalizar as responsabilidades de cada parte e, claro, garantir o pagamento de multas quando necessário. Então, coloque a previsão do que acontece quando a pessoa não paga. 

No caso da Mestre, colocamos multa de 2% do valor e juros de 1% ao mês. Só tome cuidado para não especificar uma margem muito alta, pois se a inadimplência for levada para ação judicial, o juiz pode considerar os valores abusivos. 

O que tem que acontecer na cobrança? 

Para cobrar o cliente da sua agência digital, também é importante colocar o dia de pagamento e qual o modelo, por exemplo, a nota fiscal precisa ser enviada antes ou depois? 

Outra sacada muito importante: se o cliente atrasou o pagamento um dia, você já deve cobrá-lo. “Mas, Ricotta, ele não vai gostar”. Não tem essa, não, nada justifica a falta. Procure o cliente e pergunte qual o prazo para o acerto e verifique se isso bate com o que foi informado em contrato. 

No geral, lembre-se sempre que o lado financeiro é o coração da sua empresa. Se você não cobrar o cliente da sua agência digital, ninguém mais vai fazer isso. Outro ponto: não tenha dúvidas de que o contratante bom é aquele que paga em dia. Quando isso não acontece, não fique com medo de dispensá-lo. 

Beleza? 

Se você gostou deste conteúdo, aproveite mais temas sobre gestão de agências aqui no blog do Agência10x

Um abração e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE