Manter, Reter e Demitir Colaboradores – Como Fazer do Jeito Certo?

Manter, Reter e Demitir Colaboradores – Como Fazer do Jeito Certo?

Olá!

Neste artigo, eu vou te contar um dos segredos da minha carreira como como empreendedor e dono de agência. O grande ponto é: como manter, reter e demitir colaboradores? Acredito que, se eu soubesse isso no início das minhas experiências, tudo teria sido muito mais fácil. Mas, eu posso você e muitos outros donos de agências. 

Confira todas as sacadas por aqui e melhore a gestão da sua empresa! 

Cultura, valores e competências

Uma das coisas mais difíceis de fazer dentro de uma organização é dizer não para alguém. Mas, não tem como fugir, você sempre terá que lidar com demissões. Aliás, eu já comentei aqui sobre dispensar “clientes errados”. Saiba que existem, também, os colaboradores tóxicos para a sua cultura. “Mas, Ricotta, como identifico esses perfis? Qual o critério para manter, reter e demitir colaboradores?”

Eu não acredito que há pessoas mal intencionadas, ou seja, que já acordam com a intenção de prejudicar os outros. O que considero é que existem aquelas que são avessas à sua cultura ou, ainda, que os valores dos indivíduos entram em conflito com os valores da sua empresa.

Aqui entra a grande sacada: é preciso analisar cultura, valores e competências para ter os profissionais certos, de acordo com os seus negócios. 

Cultura Vs. Competência — Como manter, reter e demitir colaboradores 

Agora que você já sabe os três pontos-chave (cultura, valores e competências), posso te mostrar uma excelente maneira de como manter, reter e demitir colaboradores. 

Gosto bastante de um método do livro “Lost and Founder” do Rand Fishkin, um grande ídolo meu do marketing digital. Na obra, ele mostra um gráfico com os seguintes eixos: cultura da empresa e competências profissionais. Entre os eixos, ficam quatro quadrantes. Depois de avaliar o colaborador, você coloca o perfil dele em uma das partes do gráfico.

Então, se a pessoa não tem cultura e nem competências, você não contrata nem mantém. Para essa identificação, o processo seletivo precisa ser feito com perguntas-chave para o candidato, por exemplo: Qual outro valor você adicionaria na cultura da agência? ou “Qual desses valores, você substituiria?”. Alguns valores são sempre inegociáveis e indispensáveis. 

De qualquer forma, não avalie somente  o conhecimento técnico do profissional.

No caso da pessoa que tem a cultura e as competências alinhadas com o necessário, obviamente, você contrata ou mantém. 

Pontos de atenção — Os erros mais comuns 

Agora vamos para os pontos em que as empresas mais erram. Quando há um colaborador que é muito bom tecnicamente, mas comete deslizes na organização, não tem mais nem menos. Não contrate e nem mantenha. 

Afinal, por mais que haja a entrega de resultados, se ele não respeita regras e pessoas, pode fazer mal para a sua organização. Além disso, tem a chance de influenciar outras pessoas e, então, a cultura da sua empresa pode ficar envenenada. 

O segundo erro é considerar que um colaborador que tem somente a cultura, não serve para a sua organização. Reconsidere. O melhor é treinar a pessoa, se houver tempo e recursos, claro. 

Nem sempre dá para encontrar as pessoas que já estão 100% prontas e, mesmo quando achar, ela pode custar além do que você pode ou pretende pagar no momento. Por último, saiba que, quando alguém não bate com a sua cultura, não quer dizer que ela seja ruim, apenas não é a ideal para a sua empresa. Mas ela pode trabalhar e crescer em outras agências. 

Aproveite para implementar esse modelo e, também, para usá-lo sempre como lembrete sobre como manter, reter e demitir colaboradores. 

Beleza?

Eu espero ter te ajudado. Continue aqui no blog do Agência10x para descobrir mais sacadas sobre gestão de empresas! 

Um abraço e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE