Qual o Papel do RH em uma Agência Digital

Qual o Papel do RH em uma Agência Digital

Fala, galera!

Em vários momentos, eu já falei sobre Recursos Humanos, seja por aqui, nos meus vídeos ou, ainda, lá no meu instagram (@fabioricotta). Mas, há pouco tempo, recebi uma pergunta bem direta sobre aquele tema. A questão é a seguinte: qual o papel do RH em uma agência digital? Será que você já deve investir nessa área? 

Vou te mostrar todas as respostas neste artigo. Dá só uma olhada nas sacadas e melhore os processos da sua empresa! 

Quando comecei a investir em Recursos Humanos?

Na Mestre, nós passamos a ter um profissional de RH quando tínhamos cerca de 30 colaboradores (atualmente, temos 60 profissionais). E por que surgiu a necessidade desse investimento? A vaga nasceu depois de um curso que eu e minha esposa fizemos sobre liderança e coaching. 

Lá, podemos conversar com vários especialistas em Recursos Humanos e, também, dividir as nossas dores. O que ouvimos muito foi que uma profissional de RH poderia resolver os nossos problemas daquela época. Então, abrimos a vaga e, realmente, os processos foram transformadores. 

 

Mas, afinal, qual o papel do RH em uma agência digital? 

O RH é responsável pela gestão de pessoas e pelo departamento pessoal (DP, a parte das burocracias). Deste segundo contexto, as atividades que mais tiravam a nossa energia eram, por exemplo, controle do relógio de ponto e desligamento de colaboradores. 

Então, resolvemos contratar um profissional mais pela visão de DP mesmo. Mas ao longo do tempo, passamos a somar, também, na gestão de pessoas. Ou seja, a ter ajuda com: feedbacks, construção de plano salarial, sistema de metas, conversas sobre problemas pessoais ou de relacionamento com outros colaboradores, etc. 

É importante ter a consciência de que sempre existirão aspectos que interferem no dia a dia de um colaborador com outros e, também, com clientes e fatores externos. Só que, você, como gestor, não consegue resolver tudo. É por isso que o RH é tão importante, ele cuida do Everest de cada pessoa. 

Além disso, há ainda o ponto da contratação de novas pessoas, o que também toma bastante tempo e trabalho. 

Como descobrir se o RH vale a pena?

Você pode avaliar com o que eu chamo de balanço da energia. Ou seja, o quanto de reserva enérgica você perde ou ganha ao: contratar uma pessoa, fazer o processo burocrático de assinar carteira, passar um feedback e afins. Tudo isso flui ou gera atrito? A sacada é perceber se você tem ou não todas as habilidades para desempenhar esse papel. Você não deve gastar energia no lugar errado! 

Quais são as outras atividades que o RH pode fazer? 

Agora que você já sabe qual é o principal papel do RH em uma agência digital, vale conhecer mais algumas atividades possíveis. É interessante, também, que a área faça melhorias em sistema de feedback, envio de NPS interna para saber as sugestões dos times, ajuda com problemas pessoais, etc. Há ainda os profissionais de RH especializados em coaching. 

Aqui vale uma observação importante: todos nós somos formados por três “Ps”: pessoas, processos e produtos. Se você não tiver um desses pilares, a sua empresa não consegue crescer. Para fazer a interligação dos três elementos, ninguém melhor do que um profissional de RH. A partir de 10 colaboradores, já é interessante investir nessa área. 

Se preferir, você também pode fazer uma consultoria em RH que te ajuda a desenhar processos internos e, inclusive, fazer a seleção de especialistas em Recursos Humanos.

Beleza? 

Eu espero que você tenha gostado de saber qual o papel do RH em uma agência digital. Se você já tem um processo na sua empresa, comenta aqui embaixo. Fora isso, não deixe de conhecer outros conteúdos sobre gestão aqui no blog do Agência10x

Um forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA COMO FAZER SUA AGÊNCIA DIGITAL VENDER MAIS
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE GRATUITAMENTE

CURSO AGÊNCIA10X:
VAGAS ABERTAS
POR TEMPO LIMITADO

Como anda a gestão e as vendas da sua agência digital? Você quer seguir do jeito atual e ficar estagnado/a ou prefere atingir um faturamento mais alto, com lucro de verdade? 

Aproveite que novas vagas foram liberadas para o Agência10x e conheça mais sobre esse curso que vai te levar a outro nível.